PROJETO DE INTERVENÇÃO COM BASE NO LETRAMENTO CRÍTICO EM AULAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA ESPANHOLA NO CURSO DE LETRAS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62252 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3528 "inscrito_id" => 13541 "titulo" => "PROJETO DE INTERVENÇÃO COM BASE NO LETRAMENTO CRÍTICO EM AULAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA ESPANHOLA NO CURSO DE LETRAS" "resumo" => "ESTE ESTUDO APRESENTA A CONTRIBUIÇÃO DO LETRAMENTO CRÍTICO EM AULAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA ESPANHOLA, COMO ESTRATÉGIA PARA TRABALHAR OS TEMAS SOCIOCULTURAIS E SE JUSTIFICA PELA NECESSIDADE DE TORNAR O ALUNO DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL, UM SUJEITO CAPAZ DE COMPREENDER E PRODUZIR TEXTOS DE FORMA CRÍTICA, QUESTIONANDO E INTERVINDO NOS ESPAÇOS QUE SOCIALMENTE HABITA. A PESQUISA FOI REALIZADA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA ESPANHOLA I, TENDO COMO OBJETIVO: DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO CRÍTICO COMO MECANISMO PARA ABORDAR AS TEMÁTICAS SOCIOCULTURAIS EM AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA. PARA O SEU DESENVOLVIMENTO, UTILIZOU-SE DOS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO LETRAMENTO CRÍTICO E DO CURRÍCULO PÓS-CRÍTICO, COM FOCO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA – ESPANHOL, COM BASE NOS AUTORES E DOCUMENTOS A SEGUIR: TFOUNI (2010); BAPTISTA (2010; 2016); MARINS-COSTA (2016); SANTOMÉ (2013); SOARES (2010); SILVA (2010); PCN (1998) E OCN (2006). A PESQUISA APOIOU-SE NA ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, POR TER COMO CORPUS DE ANÁLISE UM PLANO DE AULA DO PROJETO DE INTERVENÇÃO, QUE EVIDENCIA O DIÁLOGO ENTRE O LETRAMENTO CRÍTICO E OS TEMAS SOCIOCULTURAIS ATRAVÉS DOS PROCESSOS DE PRÁTICA DE LINGUAGEM: COMPREENSÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL, UMA FORMA DE ENVOLVER QUESTIONAMENTO, CRÍTICA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL EM AULAS DE ESPANHOL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "LETRAMENTO CRÍTICO, TEMAS SOCIOCULTURAIS, AULAS DE ESPANHOL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID13541_22092019205907.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KLEBER FERREIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "KLEBER COSTA" "autor_email" => "kleber.costa@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62252 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3528 "inscrito_id" => 13541 "titulo" => "PROJETO DE INTERVENÇÃO COM BASE NO LETRAMENTO CRÍTICO EM AULAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA ESPANHOLA NO CURSO DE LETRAS" "resumo" => "ESTE ESTUDO APRESENTA A CONTRIBUIÇÃO DO LETRAMENTO CRÍTICO EM AULAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA ESPANHOLA, COMO ESTRATÉGIA PARA TRABALHAR OS TEMAS SOCIOCULTURAIS E SE JUSTIFICA PELA NECESSIDADE DE TORNAR O ALUNO DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL, UM SUJEITO CAPAZ DE COMPREENDER E PRODUZIR TEXTOS DE FORMA CRÍTICA, QUESTIONANDO E INTERVINDO NOS ESPAÇOS QUE SOCIALMENTE HABITA. A PESQUISA FOI REALIZADA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA ESPANHOLA I, TENDO COMO OBJETIVO: DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO CRÍTICO COMO MECANISMO PARA ABORDAR AS TEMÁTICAS SOCIOCULTURAIS EM AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA. PARA O SEU DESENVOLVIMENTO, UTILIZOU-SE DOS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO LETRAMENTO CRÍTICO E DO CURRÍCULO PÓS-CRÍTICO, COM FOCO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA – ESPANHOL, COM BASE NOS AUTORES E DOCUMENTOS A SEGUIR: TFOUNI (2010); BAPTISTA (2010; 2016); MARINS-COSTA (2016); SANTOMÉ (2013); SOARES (2010); SILVA (2010); PCN (1998) E OCN (2006). A PESQUISA APOIOU-SE NA ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, POR TER COMO CORPUS DE ANÁLISE UM PLANO DE AULA DO PROJETO DE INTERVENÇÃO, QUE EVIDENCIA O DIÁLOGO ENTRE O LETRAMENTO CRÍTICO E OS TEMAS SOCIOCULTURAIS ATRAVÉS DOS PROCESSOS DE PRÁTICA DE LINGUAGEM: COMPREENSÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL, UMA FORMA DE ENVOLVER QUESTIONAMENTO, CRÍTICA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL EM AULAS DE ESPANHOL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "LETRAMENTO CRÍTICO, TEMAS SOCIOCULTURAIS, AULAS DE ESPANHOL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID13541_22092019205907.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KLEBER FERREIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "KLEBER COSTA" "autor_email" => "kleber.costa@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }