LIMA, Ailen Rose Balog De et al.. Residência pedagógica: ensinando com música. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62516>. Acesso em: 22/11/2024 17:55
ESTE ARTIGO TRATA DO PROJETO DESENVOLVIDO NO CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO (UNASP-EC) A PARTIR DA CONCEPÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA. A BASE DESTE PROGRAMA FOI PENSANDO EM RESGATAR A INDISSOCIABILIDADE DA TEORIA E PRÁTICA INERENTES AO TRABALHO PEDAGÓGICO A SER DESENVOLVIDO, PARA ALCANÇAR A EXPERIÊNCIA E A VIVÊNCIA ARTÍSTICA COMO PRÁTICA SOCIAL, PERMITINDO QUE OS ALUNOS SEJAM CRIADORES E OFERECENDO FERRAMENTAS PARA O LICENCIANDO VER A ESCOLA COMO UM ESPAÇO DE POSSÍVEL TRANSFORMAÇÃO E PESQUISA, PRODUZINDO UMA METODOLOGIA PARA A FORMAÇÃO PRÁTICA EM ESTREITO VÍNCULO COM AS ESCOLAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE ENGENHEIRO COELHO (SÃO PAULO). A METODOLOGIA CONFRONTA QUESTÕES QUE ENVOLVEM AS INSTITUIÇÕES FORMADORAS E A APROXIMAÇÃO DO ALUNO RESIDENTE DA REALIDADE VIGENTE, CAPACITANDO-O A SER REFLEXIVO E FLEXÍVEL À COMPLEXIDADE NOS VÁRIOS SEGMENTOS DA EDUCAÇÃO NO PAÍS. A PROPOSTA É INCENTIVAR O PENSAMENTO CRÍTICO, COM O OBJETIVO DE PREPARAR O ALUNO A REFLETIR AS AÇÕES REALIZADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS ESCOLAS, COMO EIXO INTEGRALIZADOR ENTRE AS DISCIPLINAS DO CURSO, MOSTRANDO A REALIDADE E OPORTUNIZANDO OS ALUNOS PARA QUESTIONAREM E PESQUISAREM. DIANTE DISTO, PODE-SE OBSERVAR COMO RESULTADO QUE O LICENCIANDO NO QUE SE REFERE À SUA FORMAÇÃO PODE ENCONTRAR NO ESTÁGIO/RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CAMINHOS PARA UM MELHOR APERFEIÇOAMENTO DOCENTE, ISSO, PORQUE O PROJETO, EM SUA ESSÊNCIA, BUSCA PROPORCIONAR FERRAMENTAS PARA UMA ATUAÇÃO CONSCIENTE E CRÍTICA NO CONTEXTO ESCOLAR.