O PRESENTE ESTUDO É FRUTO DE UM RELATÓRIO FINAL APRESENTADO À DISCIPLINA DE PRÁTICA NA DIMENSÃO EDUCACIONAL MINISTRADA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA). O ARTIGO SE ENQUADRA NA ABORDAGEM QUALITATIVA POR SE SUSTENTAR EM UMA ANÁLISE DE UM UNIVERSO DE SIGNIFICADOS DE FENÔMENO QUE ESTÁ LOCALIZADO NO CAMPO EDUCACIONAL. E POR BUSCAR COMPREENDER UM ESPAÇO MAIS PROFUNDO DAS RELAÇÕES SOCIOCULTURAIS, O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A PRÁTICA DOCENTE VOLTADA PARA O MÉTODO PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E SEUS RESULTADOS PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO IDENTIFICANDO OS SABERES PEDAGÓGICOS UTILIZADOS EM UMA ESCOLA LOCALIZADA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS- MARANHÃO. POR MEIO DA PESQUISA FOI POSSÍVEL COMPREENDER UM POUCO COMO E QUAIS SÃO OS SABERES DA DOCÊNCIA QUE AUXILIAM NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA EM SUA ESPECIFICIDADE DE ATENDIMENTO PARA O SEU PÚBLICO BEM AMPLO E DIVERSIFICADO, SENDO ESTES TAMBÉM ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, O ESTUDO POSSIBILITOU TAMBÉM IDENTIFICAR NOVAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS APLICADAS PELOS PROFESSORES A MEDIDA QUE NOS DETÍNHAMOS A OLHAR PARA ESSA REALIDADE. DESSE MODO CONSIDERAMOS QUE A QUALIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE SE CONSTRÓI Á PARTIR DOS SABERES ADQUIRIDOS E EXPRESSOS NA PRÁTICA, TEORIA E AÇÕES PEDAGÓGICAS.