A VÍDEO-AULA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58896 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1859 "inscrito_id" => 3175 "titulo" => "A VÍDEO-AULA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "AS VÍDEO-AULAS ESTÃO SENDO UTILIZADOS COMO METODOLOGIAS.O PRESENTE ESTUDO PARTE DA DISCIPLINA DE MÍDIAS EDUCACIONAIS, TRAZENDO COMO PROPOSTA, A ELABORAÇÃO DE UMA VÍDEO-AULA COM OBJETIVO DE AUXILIAR A PRÁTICA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS, DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA DECORRE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, COM REFERENCIAL TEÓRICO, BASEADOS NOS ESTUDOS DE LEPIENSKI & PINHO (2018), CARVALHO & GONÇALVES (2000), BASTOS ET AL (2015), REZENDE & STRUCHINER (2009), RIBEIRO ET AL; E MORAN (1995), COMO TAMBÉM EM PESQUISAS PELO SITE DA CAPES E GOOGLE ACADÊMICO, NO QUAL FIZEMOS O LEVANTAMENTO DO USO DAS VÍDEO-AULAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM, A BUSCA FOI FEITA OBSERVANDO OS TRABALHOS DISPONÍVEIS NAS REVISTAS ENSAIO, ALEXANDRIA: REVISTA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA E SBENBIO. POSTERIORMENTE, PRODUZIMOS A VÍDEO AULA, NO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA ESPECIFICAMENTE NO LABORATÓRIO DE ANATOMIA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO (IFRN-CAMPUS MACAU). OS ESTUDOS ENCONTRADOS DEMONSTRAM QUE A UTILIZAÇÃO DESTA METODOLOGIA PODE SIM, SER TRABALHADA EM SALA DE AULA COMO NORTEADORA PARA AULAS DOS PROFESSORES. CONSIDERA-SE. O OBJETIVO DE ELABORAR UMA VÍDEO-AULA NO COMPONENTE CURRICULAR, MÍDIAS EDUCACIONAIS FOI CUMPRIDO (DISPONÍVEL NO ANEXO I), DISPONIBILIZADO AOS PROFESSORES ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS COMO EXEMPLO O YOU TUBE. DESTA FORMA ATRAVÉS DE UMA PESQUISA RÁPIDA OS MESMOS PODERÃO SE UTILIZAR DESSA MÍDIA. A ELABORAÇÃO DA VÍDEO-AULA DEVE SER MAIS UTILIZADA PELOS PROFESSORES EM GERAL, COMO VIMOS ESTUDOS NOS ENCONTRADOS, ELAS PROPORCIONAM AOS ALUNOS UMA INTERATIVIDADE MAIOR COM OS CONTEÚDOS ABORDADOS EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "VÍDEO-AULA, CIÊNCIAS, MÍDIAS EDUCACIONAIS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID3175_05112019142921.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ELIANE DA ROCHA " "autor_nome_curto" => "ELIANE ROCHA" "autor_email" => "franciscaeeliane@gmail.co" "autor_ies" => "IFRN " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58896 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1859 "inscrito_id" => 3175 "titulo" => "A VÍDEO-AULA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "AS VÍDEO-AULAS ESTÃO SENDO UTILIZADOS COMO METODOLOGIAS.O PRESENTE ESTUDO PARTE DA DISCIPLINA DE MÍDIAS EDUCACIONAIS, TRAZENDO COMO PROPOSTA, A ELABORAÇÃO DE UMA VÍDEO-AULA COM OBJETIVO DE AUXILIAR A PRÁTICA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS, DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA DECORRE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, COM REFERENCIAL TEÓRICO, BASEADOS NOS ESTUDOS DE LEPIENSKI & PINHO (2018), CARVALHO & GONÇALVES (2000), BASTOS ET AL (2015), REZENDE & STRUCHINER (2009), RIBEIRO ET AL; E MORAN (1995), COMO TAMBÉM EM PESQUISAS PELO SITE DA CAPES E GOOGLE ACADÊMICO, NO QUAL FIZEMOS O LEVANTAMENTO DO USO DAS VÍDEO-AULAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM, A BUSCA FOI FEITA OBSERVANDO OS TRABALHOS DISPONÍVEIS NAS REVISTAS ENSAIO, ALEXANDRIA: REVISTA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA E SBENBIO. POSTERIORMENTE, PRODUZIMOS A VÍDEO AULA, NO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA ESPECIFICAMENTE NO LABORATÓRIO DE ANATOMIA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO (IFRN-CAMPUS MACAU). OS ESTUDOS ENCONTRADOS DEMONSTRAM QUE A UTILIZAÇÃO DESTA METODOLOGIA PODE SIM, SER TRABALHADA EM SALA DE AULA COMO NORTEADORA PARA AULAS DOS PROFESSORES. CONSIDERA-SE. O OBJETIVO DE ELABORAR UMA VÍDEO-AULA NO COMPONENTE CURRICULAR, MÍDIAS EDUCACIONAIS FOI CUMPRIDO (DISPONÍVEL NO ANEXO I), DISPONIBILIZADO AOS PROFESSORES ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS COMO EXEMPLO O YOU TUBE. DESTA FORMA ATRAVÉS DE UMA PESQUISA RÁPIDA OS MESMOS PODERÃO SE UTILIZAR DESSA MÍDIA. A ELABORAÇÃO DA VÍDEO-AULA DEVE SER MAIS UTILIZADA PELOS PROFESSORES EM GERAL, COMO VIMOS ESTUDOS NOS ENCONTRADOS, ELAS PROPORCIONAM AOS ALUNOS UMA INTERATIVIDADE MAIOR COM OS CONTEÚDOS ABORDADOS EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "VÍDEO-AULA, CIÊNCIAS, MÍDIAS EDUCACIONAIS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID3175_05112019142921.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ELIANE DA ROCHA " "autor_nome_curto" => "ELIANE ROCHA" "autor_email" => "franciscaeeliane@gmail.co" "autor_ies" => "IFRN " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }