SITUAÇÕES PROBLEMA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA - CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA EEM GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62634 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1753 "inscrito_id" => 7929 "titulo" => "SITUAÇÕES PROBLEMA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA - CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA EEM GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA." "resumo" => "A QUÍMICA É UMA CIÊNCIA EXATA, PRESENTE NO COTIDIANO E NO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE E HUMANIDADE. COMO DISCIPLINA, AINDA É TRABALHA UTILIZANDO-SE MAJORITARIAMENTE MÉTODOS TRADICIONAIS DE ENSINO, QUE PODEM NÃO FAVORECER O DESENVOLVIMENTO DAS ESPECIFICIDADES DE CADA ALUNO. ESTE TRABALHO, É FRUTO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, AS QUAIS BUSCARAM PROMOVER A PARTICIPAÇÃO ATIVA E EFETIVA DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM TORNANDO-OS PROTAGONISTAS DE TODO O PROCESSO DE ENSINO. NA METODOLOGIA PROPOSTA OS ALUNOS RECEBERAM SITUAÇÕES-PROBLEMAS, QUE FORAM DENOMINADAS DE SITUAÇÕES QUÍMICAS, QUE REFERIAM-SE A ALGUNS CONTEÚDOS DE QUÍMICA, O OBJETIVO FOI FAZER COM QUE OS ALUNOS APRESENTASSEM PARA A TURMA A SOLUÇÃO DA SITUAÇÃO QUÍMICA QUE LHES FOI DADA, QUAL DEVERIAM SER APRESENTADAS UTILIZANDO AS MAIS VARIADAS METODOLOGIAS DIDÁTICAS, INCLUINDO TAMBÉM EXPERIMENTOS SIMPLES COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E/OU FÁCIL ACESSO. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM SATISFATÓRIOS, COM A PARTICIPAÇÃO, COM APRESENTAÇÃO DE SOLUÇÕES PARA AS SITUAÇÕES-PROBLEMA DE 71,4% DOS ESTUDANTES DAS TURMAS ENVOLVIDAS. A GRANDE MAIORIA OS ALUNOS DAS TURMAS MOSTRARAM INTERESSE PELOS TRABALHOS APRESENTADOS, QUE SURPREENDERAM POSITIVAMENTE EM TERMOS DE CRIATIVIDADE E CONTEÚDO, ALÉM DE TER CONTRIBUÍDO COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DA PROFESSORA TITULAR DA DISCIPLINA E DA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE QUÍMICA, BOLSISTAS DO PIBID." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, SITUAÇÃO PROBLEMA, METODOLOGIA DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID7929_14082019230654.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IURI ALENCAR FERREIRA" "autor_nome_curto" => "IURI ALENCAR" "autor_email" => "iurialencar112@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ- UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62634 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1753 "inscrito_id" => 7929 "titulo" => "SITUAÇÕES PROBLEMA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA - CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA EEM GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA." "resumo" => "A QUÍMICA É UMA CIÊNCIA EXATA, PRESENTE NO COTIDIANO E NO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE E HUMANIDADE. COMO DISCIPLINA, AINDA É TRABALHA UTILIZANDO-SE MAJORITARIAMENTE MÉTODOS TRADICIONAIS DE ENSINO, QUE PODEM NÃO FAVORECER O DESENVOLVIMENTO DAS ESPECIFICIDADES DE CADA ALUNO. ESTE TRABALHO, É FRUTO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, AS QUAIS BUSCARAM PROMOVER A PARTICIPAÇÃO ATIVA E EFETIVA DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM TORNANDO-OS PROTAGONISTAS DE TODO O PROCESSO DE ENSINO. NA METODOLOGIA PROPOSTA OS ALUNOS RECEBERAM SITUAÇÕES-PROBLEMAS, QUE FORAM DENOMINADAS DE SITUAÇÕES QUÍMICAS, QUE REFERIAM-SE A ALGUNS CONTEÚDOS DE QUÍMICA, O OBJETIVO FOI FAZER COM QUE OS ALUNOS APRESENTASSEM PARA A TURMA A SOLUÇÃO DA SITUAÇÃO QUÍMICA QUE LHES FOI DADA, QUAL DEVERIAM SER APRESENTADAS UTILIZANDO AS MAIS VARIADAS METODOLOGIAS DIDÁTICAS, INCLUINDO TAMBÉM EXPERIMENTOS SIMPLES COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E/OU FÁCIL ACESSO. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM SATISFATÓRIOS, COM A PARTICIPAÇÃO, COM APRESENTAÇÃO DE SOLUÇÕES PARA AS SITUAÇÕES-PROBLEMA DE 71,4% DOS ESTUDANTES DAS TURMAS ENVOLVIDAS. A GRANDE MAIORIA OS ALUNOS DAS TURMAS MOSTRARAM INTERESSE PELOS TRABALHOS APRESENTADOS, QUE SURPREENDERAM POSITIVAMENTE EM TERMOS DE CRIATIVIDADE E CONTEÚDO, ALÉM DE TER CONTRIBUÍDO COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DA PROFESSORA TITULAR DA DISCIPLINA E DA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE QUÍMICA, BOLSISTAS DO PIBID." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, SITUAÇÃO PROBLEMA, METODOLOGIA DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID7929_14082019230654.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IURI ALENCAR FERREIRA" "autor_nome_curto" => "IURI ALENCAR" "autor_email" => "iurialencar112@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ- UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }