SOB O OLHAR DOS PROFESSORES FORMADORES DE MARACANAÚ-CE: AS PERCEPÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA COM A METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI, NO CONTEXTO DE INSERÇÃO DA BNCC
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62636 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 808 "inscrito_id" => 5835 "titulo" => "SOB O OLHAR DOS PROFESSORES FORMADORES DE MARACANAÚ-CE: AS PERCEPÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA COM A METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI, NO CONTEXTO DE INSERÇÃO DA BNCC" "resumo" => "ESTE ENSAIO TRAZ PARA A REFLEXÃO O TEMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA, SOB O OLHAR DOS PROFESSORES FORMADORES COM A METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI - SF, NO E A IMPLANTAÇÃO DA BNCC. TEM COMO OBJETIVO GERAL: IDENTIFICAR AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES FORMADORES ACERCA DA FORMAÇÃO DE CONTINUADA DE PROFESSORES, COM A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA SF, NUM CONTEXTO DE INSERÇÃO DA BNCC, NO ENSINO DA MATEMÁTICA, NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MARACANAÚ - CE. A PRESENTE PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO, COM ESTUDO DE CASO DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E FOI ORGANIZADA EM ETAPAS, SENDO A PRIMEIRA BIBLIOGRÁFICA, NA QUAL SELECIONAMOS OBRAS DE AUTORES TAIS COMO: SANTOS (2015), MORIN (2000), D’AMBRÓSIO (1993), MOREIRA (2016), FREIRE (1987), DENTRE OUTROS QUE SE DEDICAM AO ESTUDO E A PESQUISA DOS TEMAS SUSCITADOS NA INTRODUÇÃO. TAMBÉM CONSULTAMOS DOCUMENTOS OFICIAIS NO SITE DO MEC E DA PREFEITURA DE MARACANAÚ, NO CEARÁ. O PROFESSOR, NO CASO ESPECÍFICO DO ENSINO DA MATEMÁTICA, EXERCE UM PAPEL IMPORTANTE EM POSSIBILITAR AOS ALUNOS O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E SUAS SIGNIFICÂNCIAS, POSSIBILIDADES E APLICABILIDADE. DEVENDO TER COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO MATEMÁTICO (BNCC, 2017); PENSANDO ENQUANTO PROCESSO DE LETRAMENTO, EM SEU SENTIDO AMPLO, MANTER O DIÁLOGO CONSTANTE COM OUTRAS ÁREAS DE CONHECIMENTO VOLTADAS PARA A APROPRIAÇÃO DAS PRÁTICAS SOCIAIS. CONCORDAMOS QUE PARA TRATAR DE QUESTÕES METODOLÓGICAS É IMPRESCINDÍVEL ENVOLVER OS PROFESSORES DE SALA DE AULA, HAJA VISTA QUE, O DIREITO DE APRENDER É FUNDAMENTAL, E A QUALIDADE DO ENSINO DEVE CAMINHAR JUNTO COM ESSE DIREITO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DA MATEMÁTICA, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, BNCC, ENSINO FUNDAMENTAL I, ENSINO FUNDAMENTAL I" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA13_ID5835_16082019105007.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CHARLENY DE SOUSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CHARLENY SOUSA" "autor_email" => "charlenys@gmail.com" "autor_ies" => "UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62636 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 808 "inscrito_id" => 5835 "titulo" => "SOB O OLHAR DOS PROFESSORES FORMADORES DE MARACANAÚ-CE: AS PERCEPÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA COM A METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI, NO CONTEXTO DE INSERÇÃO DA BNCC" "resumo" => "ESTE ENSAIO TRAZ PARA A REFLEXÃO O TEMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA, SOB O OLHAR DOS PROFESSORES FORMADORES COM A METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI - SF, NO E A IMPLANTAÇÃO DA BNCC. TEM COMO OBJETIVO GERAL: IDENTIFICAR AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES FORMADORES ACERCA DA FORMAÇÃO DE CONTINUADA DE PROFESSORES, COM A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA SF, NUM CONTEXTO DE INSERÇÃO DA BNCC, NO ENSINO DA MATEMÁTICA, NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MARACANAÚ - CE. A PRESENTE PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO, COM ESTUDO DE CASO DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E FOI ORGANIZADA EM ETAPAS, SENDO A PRIMEIRA BIBLIOGRÁFICA, NA QUAL SELECIONAMOS OBRAS DE AUTORES TAIS COMO: SANTOS (2015), MORIN (2000), D’AMBRÓSIO (1993), MOREIRA (2016), FREIRE (1987), DENTRE OUTROS QUE SE DEDICAM AO ESTUDO E A PESQUISA DOS TEMAS SUSCITADOS NA INTRODUÇÃO. TAMBÉM CONSULTAMOS DOCUMENTOS OFICIAIS NO SITE DO MEC E DA PREFEITURA DE MARACANAÚ, NO CEARÁ. O PROFESSOR, NO CASO ESPECÍFICO DO ENSINO DA MATEMÁTICA, EXERCE UM PAPEL IMPORTANTE EM POSSIBILITAR AOS ALUNOS O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E SUAS SIGNIFICÂNCIAS, POSSIBILIDADES E APLICABILIDADE. DEVENDO TER COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO MATEMÁTICO (BNCC, 2017); PENSANDO ENQUANTO PROCESSO DE LETRAMENTO, EM SEU SENTIDO AMPLO, MANTER O DIÁLOGO CONSTANTE COM OUTRAS ÁREAS DE CONHECIMENTO VOLTADAS PARA A APROPRIAÇÃO DAS PRÁTICAS SOCIAIS. CONCORDAMOS QUE PARA TRATAR DE QUESTÕES METODOLÓGICAS É IMPRESCINDÍVEL ENVOLVER OS PROFESSORES DE SALA DE AULA, HAJA VISTA QUE, O DIREITO DE APRENDER É FUNDAMENTAL, E A QUALIDADE DO ENSINO DEVE CAMINHAR JUNTO COM ESSE DIREITO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DA MATEMÁTICA, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, BNCC, ENSINO FUNDAMENTAL I, ENSINO FUNDAMENTAL I" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA13_ID5835_16082019105007.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CHARLENY DE SOUSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CHARLENY SOUSA" "autor_email" => "charlenys@gmail.com" "autor_ies" => "UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }