TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: DISPOSITIVOS, MÉTODOS E CONTRIBUIÇÕES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62692 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5509 "inscrito_id" => 14306 "titulo" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: DISPOSITIVOS, MÉTODOS E CONTRIBUIÇÕES" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA PARTE DOS RESULTADOS DO DESENVOLVIMENTO DE UM ESTUDO DO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO, CUJO OBJETIVO É ANALISAR A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO – IFMA, NA PERSPECTIVA DOCENTE. NESTE TRABALHO APRESENTAM-SE DISPOSITIVOS FÍSICOS-TIC E OS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS, BEM COMO AS CONTRIBUIÇÕES DESSAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. A PESQUISA CLASSIFICA-SE COMO EXPLORATÓRIA-DESCRITIVA, COM ABORDAGEM QUANTITATIVA. A AMOSTRA É COMPOSTA DE 859 DOCENTES QUE ATUAM NOS 18 CAMPI NO IFMA. A COLETA DOS DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE ENVIADO POR EMAIL. PARA ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS UTILIZOU-SE ESTATÍSTICA DESCRITIVA COM AUXÍLIO DOS SOFTWARES EXCEL E PSPP. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM COMPUTADOR, DATASHOW E SMARTPHONE COMO DISPOSITIVOS MAIS UTILIZADOS E OS MÉTODOS DE ENSINO MAIS ADOTADOS SÃO AULA EXPOSITIVA, SEMINÁRIOS/DEBATES, RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS E ESTUDO DE CASO. QUANTO ÀS CONTRIBUIÇÕES, GRANDE PARTE DOS DOCENTES AVALIAM QUE O USO DAS TIC FACILITA O ENSINO E A APRENDIZAGEM, BEM COMO AUXILIA POSITIVAMENTE PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL DO ALUNO. CONTUDO, PERCEBE-SE QUE OS PROFESSORES NÃO EXPLORAM AS POTENCIALIDADES DAS TIC NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. ASSIM, EVIDENCIA-SE A IMPORTÂNCIA DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA DOCENTE PARA O USO PEDAGÓGICO DAS TIC PROMOVENDO ASSIM, ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DESTES E FORMAÇÃO DISCENTE CONTEXTUALIZADA COM A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO SUPERIOR, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID14306_03102019161732.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALIDIA CLÍCIA SILVA SODRÉ" "autor_nome_curto" => "ALIDIA SODRÉ" "autor_email" => "alidia.itz@ifma.edu.br" "autor_ies" => "IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62692 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5509 "inscrito_id" => 14306 "titulo" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: DISPOSITIVOS, MÉTODOS E CONTRIBUIÇÕES" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA PARTE DOS RESULTADOS DO DESENVOLVIMENTO DE UM ESTUDO DO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO, CUJO OBJETIVO É ANALISAR A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO – IFMA, NA PERSPECTIVA DOCENTE. NESTE TRABALHO APRESENTAM-SE DISPOSITIVOS FÍSICOS-TIC E OS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS, BEM COMO AS CONTRIBUIÇÕES DESSAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. A PESQUISA CLASSIFICA-SE COMO EXPLORATÓRIA-DESCRITIVA, COM ABORDAGEM QUANTITATIVA. A AMOSTRA É COMPOSTA DE 859 DOCENTES QUE ATUAM NOS 18 CAMPI NO IFMA. A COLETA DOS DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE ENVIADO POR EMAIL. PARA ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS UTILIZOU-SE ESTATÍSTICA DESCRITIVA COM AUXÍLIO DOS SOFTWARES EXCEL E PSPP. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM COMPUTADOR, DATASHOW E SMARTPHONE COMO DISPOSITIVOS MAIS UTILIZADOS E OS MÉTODOS DE ENSINO MAIS ADOTADOS SÃO AULA EXPOSITIVA, SEMINÁRIOS/DEBATES, RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS E ESTUDO DE CASO. QUANTO ÀS CONTRIBUIÇÕES, GRANDE PARTE DOS DOCENTES AVALIAM QUE O USO DAS TIC FACILITA O ENSINO E A APRENDIZAGEM, BEM COMO AUXILIA POSITIVAMENTE PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL DO ALUNO. CONTUDO, PERCEBE-SE QUE OS PROFESSORES NÃO EXPLORAM AS POTENCIALIDADES DAS TIC NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. ASSIM, EVIDENCIA-SE A IMPORTÂNCIA DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA DOCENTE PARA O USO PEDAGÓGICO DAS TIC PROMOVENDO ASSIM, ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DESTES E FORMAÇÃO DISCENTE CONTEXTUALIZADA COM A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO SUPERIOR, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID14306_03102019161732.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALIDIA CLÍCIA SILVA SODRÉ" "autor_nome_curto" => "ALIDIA SODRÉ" "autor_email" => "alidia.itz@ifma.edu.br" "autor_ies" => "IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }