TESTANDO ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GENÉTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62719 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4265 "inscrito_id" => 12682 "titulo" => "TESTANDO ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GENÉTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A GENÉTICA É UM DOS TÓPICOS MAIS DIFÍCEIS DA BIOLOGIA, DEVIDO AO SEU VASTO E COMPLEXO VOCABULÁRIO E AO ENVOLVIMENTO DA MATEMÁTICA. ALÉM DISSO, A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA TRADICIONAL DE ENSINO NÃO FAVORECE A VISUALIZAÇÃO DE PROCESSOS CELULARES, NÃO POSICIONA O ALUNO COMO PROTAGONISTA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, NEM CONTEMPLA OS DIFERENTES TIPOS DE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. NESTE SENTIDO, A UTILIZAÇÃO DE ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS (JOGOS, VÍDEOS, DINÂMICAS, MODELOS DIDÁTICOS) TEM SIDO APONTADA COMO UM CAMINHO PARA MINIMIZAR A PROBLEMÁTICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GENÉTICA. DIANTE DISSO, FORAM APLICADAS DIFERENTES PROPOSTAS DE ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GENÉTICA PARA UM GRUPO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO, QUE AS AVALIARAM QUANTITATIVAMENTE E QUALITATIVAMENTE, VISANDO IDENTIFICAR QUAIS SERIAM MAIS VIÁVEIS PARA USO EM SALA DE AULA. PORTANTO, ESTE ESTUDO IRÁ DESCREVER A METODOLOGIA E OS RESULTADOS OBTIDOS PELAS TRÊS METODOLOGIAS MAIS BEM AVALIADAS. A ATIVIDADE “USANDO MIÇANGAS E CORES PARA ENSINAR A PRIMEIRA LEI DE MENDEL E SUAS EXTENSÕES” FOI A MAIS BEM AVALIADA. A ATIVIDADE “BINGO DOS CROMOSSOMOS SEXUAIS” AUXILIOU NA COMPREENSÃO DA DIFERENÇA DE FREQUÊNCIA DO DALTONISMO EM HOMENS E MULHERES, ENQUANTO A ATIVIDADE “BINGO EVOLUTIVO” CONTRIBUIU PARA A VISUALIZAÇÃO DOS EFEITOS DOS FATORES EVOLUTIVOS EM UMA POPULAÇÃO. ADICIONALMENTE, OS PARTICIPANTES CONTRIBUÍRAM COM SUGESTÕES PARA A MELHORIA DESTAS ATIVIDADES, EMBORA DE MANEIRA GERAL TENHAM AS CONSIDERADO ADEQUADAS PARA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA. ASSIM, CONCLUI-SE QUE A UTILIZAÇÃO DE ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PODE CONTRIBUIR PARA MINIMIZAR AS PROBLEMÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GENÉTICA, AO FACILITAR A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, DIFICULDADES, RECURSOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID12682_26092019134035.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALDO DOS SANTOS FILHO" "autor_nome_curto" => "RONALDO DOS SANTOS FILHO" "autor_email" => "ronaldosantosf90@gmail.co" "autor_ies" => "UFPR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62719 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4265 "inscrito_id" => 12682 "titulo" => "TESTANDO ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GENÉTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A GENÉTICA É UM DOS TÓPICOS MAIS DIFÍCEIS DA BIOLOGIA, DEVIDO AO SEU VASTO E COMPLEXO VOCABULÁRIO E AO ENVOLVIMENTO DA MATEMÁTICA. ALÉM DISSO, A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA TRADICIONAL DE ENSINO NÃO FAVORECE A VISUALIZAÇÃO DE PROCESSOS CELULARES, NÃO POSICIONA O ALUNO COMO PROTAGONISTA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, NEM CONTEMPLA OS DIFERENTES TIPOS DE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. NESTE SENTIDO, A UTILIZAÇÃO DE ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS (JOGOS, VÍDEOS, DINÂMICAS, MODELOS DIDÁTICOS) TEM SIDO APONTADA COMO UM CAMINHO PARA MINIMIZAR A PROBLEMÁTICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GENÉTICA. DIANTE DISSO, FORAM APLICADAS DIFERENTES PROPOSTAS DE ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GENÉTICA PARA UM GRUPO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO, QUE AS AVALIARAM QUANTITATIVAMENTE E QUALITATIVAMENTE, VISANDO IDENTIFICAR QUAIS SERIAM MAIS VIÁVEIS PARA USO EM SALA DE AULA. PORTANTO, ESTE ESTUDO IRÁ DESCREVER A METODOLOGIA E OS RESULTADOS OBTIDOS PELAS TRÊS METODOLOGIAS MAIS BEM AVALIADAS. A ATIVIDADE “USANDO MIÇANGAS E CORES PARA ENSINAR A PRIMEIRA LEI DE MENDEL E SUAS EXTENSÕES” FOI A MAIS BEM AVALIADA. A ATIVIDADE “BINGO DOS CROMOSSOMOS SEXUAIS” AUXILIOU NA COMPREENSÃO DA DIFERENÇA DE FREQUÊNCIA DO DALTONISMO EM HOMENS E MULHERES, ENQUANTO A ATIVIDADE “BINGO EVOLUTIVO” CONTRIBUIU PARA A VISUALIZAÇÃO DOS EFEITOS DOS FATORES EVOLUTIVOS EM UMA POPULAÇÃO. ADICIONALMENTE, OS PARTICIPANTES CONTRIBUÍRAM COM SUGESTÕES PARA A MELHORIA DESTAS ATIVIDADES, EMBORA DE MANEIRA GERAL TENHAM AS CONSIDERADO ADEQUADAS PARA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA. ASSIM, CONCLUI-SE QUE A UTILIZAÇÃO DE ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PODE CONTRIBUIR PARA MINIMIZAR AS PROBLEMÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GENÉTICA, AO FACILITAR A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, DIFICULDADES, RECURSOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID12682_26092019134035.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALDO DOS SANTOS FILHO" "autor_nome_curto" => "RONALDO DOS SANTOS FILHO" "autor_email" => "ronaldosantosf90@gmail.co" "autor_ies" => "UFPR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }