O PRESENTE ARTIGO APRESENTA-SE COMO UMA CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA DESENVOLVIDA A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA REALIZADA PELO SUB PROJETO DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UEPB-CAMPUS I. A PARTIR DAS LEITURAS SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA E OBSERVAÇÃO IN LOCO, VERIFICA-SE A NECESSIDADE DE DESENVOLVER UMA MELHOR RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRATICA DO CURSO. DESSA FORMA, A PARTIR DE ANÁLISES NO AMBIENTE ESCOLAR E SOBRE A ATUAL CONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO FICOU CLARA A NECESSIDADE DE UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS METODOLÓGICAS APLICADAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA. O OBJETIVO DA PESQUISA É PAUTADO EM CONSTRUIR UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE ENSINO DO CONTINENTE EUROPEU A PARTIR DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO E ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIVERSAS ESCALAS GEOGRÁFICAS. DESSA FORMA FOI CONSTRUÍDA UMA DIDÁTICA QUE INSERIU O ALUNO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO, ATRAVÉS DA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE MAPAS COMO TAMBÉM O USO DAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR O PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA.