UM OLHAR SOBRE OS DESAFIOS NA PRÁTICA DO PROFESSOR NA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62809 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3501 "inscrito_id" => 12111 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE OS DESAFIOS NA PRÁTICA DO PROFESSOR NA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE" "resumo" => "A PRÁTICA DOCENTE NO AEE ESTÁ ENVOLVIDA EM AÇÕES QUE EXIGEM INTERAÇÃO VOLTADA À FORMAÇÃO DIALÓGICA DOS SUJEITOS QUE PROTAGONIZAM A INCLUSÃO ESCOLAR. NESTE SENTIDO, BUSCOU-SE CONHECER COMO OCORRE ESTA PRÁTICA DOCENTE E OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA SUA ATUAÇÃO NO CONTEXTO DE DOIS POLOS DE ATENDIMENTOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GUARABIRA-PB. A METODOLOGIA CARACTERIZA-SE COMO ABORDAGEM QUALITATIVA E OBSERVATÓRIA E O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A COLETA DE DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO COM 9 QUESTÕES UTILIZADA PARA ANÁLISE DOS DADOS. NA FUNDAMENTAÇÃO TEORICA DIALOGOU COM AUTORES COMO: SILUK (2014), ROPOLI (2010), MANTOAN (2003) E DOCUMENTOS LEGAIS: DECRETO Nº 6.571, DE 17 DE SETEMBRO DE 2008, A RESOLUÇÃO Nº 4 DE 2 DE OUTUBRO DE 2009 E OUTRAS LEIS E DECRETOS QUE TRATAM DO ASSUNTO. OS RESULTADOS INDICAM QUE A PRÁTICA DOCENTE NO AEE NO MUNICÍPIO DE GUARABIRA/PB AINDA ESTÁ EM PROCESSO CRESCENTE. MESMO ASSIM, MOSTRAM-SE COM ALGUMAS QUESTÕES EM RELAÇÃO A QUALIFICAÇÃO E RECURSOS ADEQUADOS PARA DESENVOLVER UM BOM TRABALHO, POIS ESTES NÃO SE SENTEM PREPARADOS E AMPARADOS PARA RECEBER O PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL; DA MESMA FORMA, PERCEBE-SE PROFESSORES RELUTANTES EM USAR TÉCNICAS E ATIVIDADES DIFERENCIADAS. ESTAS DIFICULDADES AFETAM A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, MOSTRANDO SER UM PROCESSO DELICADO E COMPLEXO, POR VÁRIOS MOTIVOS, OS QUAIS DESTACAMOS: DESPREPARO ACADÊMICO, PRECONCEITO, MOTIVOS POLÍTICOS, INCONFORMIDADES COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS E DESCONHECIMENTO DAS DEFICIÊNCIAS E, PRINCIPALMENTE, DIFICULDADE DE REALIZAR CAPACITAÇÕES, IMPLEMENTADA PELO GOVERNO FEDERAL, FATO QUE NÃO TEM GARANTIDO O ACESSO SUFICIENTE AOS PROFESSORES ÀS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "PRÁTICA DE ENSINO, ASSISTÊNCIA EDUCACIONAL ESPECIALIZADA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INCLUSÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID12111_22092019161309.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GENILDA MENDONÇA DE SOUZA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "GENILDA MENDONÇA" "autor_email" => "genildamsouza23@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62809 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3501 "inscrito_id" => 12111 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE OS DESAFIOS NA PRÁTICA DO PROFESSOR NA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE" "resumo" => "A PRÁTICA DOCENTE NO AEE ESTÁ ENVOLVIDA EM AÇÕES QUE EXIGEM INTERAÇÃO VOLTADA À FORMAÇÃO DIALÓGICA DOS SUJEITOS QUE PROTAGONIZAM A INCLUSÃO ESCOLAR. NESTE SENTIDO, BUSCOU-SE CONHECER COMO OCORRE ESTA PRÁTICA DOCENTE E OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA SUA ATUAÇÃO NO CONTEXTO DE DOIS POLOS DE ATENDIMENTOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GUARABIRA-PB. A METODOLOGIA CARACTERIZA-SE COMO ABORDAGEM QUALITATIVA E OBSERVATÓRIA E O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A COLETA DE DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO COM 9 QUESTÕES UTILIZADA PARA ANÁLISE DOS DADOS. NA FUNDAMENTAÇÃO TEORICA DIALOGOU COM AUTORES COMO: SILUK (2014), ROPOLI (2010), MANTOAN (2003) E DOCUMENTOS LEGAIS: DECRETO Nº 6.571, DE 17 DE SETEMBRO DE 2008, A RESOLUÇÃO Nº 4 DE 2 DE OUTUBRO DE 2009 E OUTRAS LEIS E DECRETOS QUE TRATAM DO ASSUNTO. OS RESULTADOS INDICAM QUE A PRÁTICA DOCENTE NO AEE NO MUNICÍPIO DE GUARABIRA/PB AINDA ESTÁ EM PROCESSO CRESCENTE. MESMO ASSIM, MOSTRAM-SE COM ALGUMAS QUESTÕES EM RELAÇÃO A QUALIFICAÇÃO E RECURSOS ADEQUADOS PARA DESENVOLVER UM BOM TRABALHO, POIS ESTES NÃO SE SENTEM PREPARADOS E AMPARADOS PARA RECEBER O PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL; DA MESMA FORMA, PERCEBE-SE PROFESSORES RELUTANTES EM USAR TÉCNICAS E ATIVIDADES DIFERENCIADAS. ESTAS DIFICULDADES AFETAM A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, MOSTRANDO SER UM PROCESSO DELICADO E COMPLEXO, POR VÁRIOS MOTIVOS, OS QUAIS DESTACAMOS: DESPREPARO ACADÊMICO, PRECONCEITO, MOTIVOS POLÍTICOS, INCONFORMIDADES COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS E DESCONHECIMENTO DAS DEFICIÊNCIAS E, PRINCIPALMENTE, DIFICULDADE DE REALIZAR CAPACITAÇÕES, IMPLEMENTADA PELO GOVERNO FEDERAL, FATO QUE NÃO TEM GARANTIDO O ACESSO SUFICIENTE AOS PROFESSORES ÀS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "PRÁTICA DE ENSINO, ASSISTÊNCIA EDUCACIONAL ESPECIALIZADA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INCLUSÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID12111_22092019161309.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GENILDA MENDONÇA DE SOUZA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "GENILDA MENDONÇA" "autor_email" => "genildamsouza23@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }