UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA DOS ESTUDANTES DE ENSINO BÁSICO: ESTAMOS FORMANDO CIDADÃOS CRÍTICOS?
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62828 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1604 "inscrito_id" => 269 "titulo" => "UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA DOS ESTUDANTES DE ENSINO BÁSICO: ESTAMOS FORMANDO CIDADÃOS CRÍTICOS?" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É UM ESTUDO FEITO POR BOLSISTAS DO PIBID, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, QUE ATUAM NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO, CAMPUS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. E TEM COMO OBJETIVO CENTRAL SABER SE OS ESTUDANTES QUE ESTÃO NA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, FINALIZANDO O ENSINO BÁSICO, SAIRÃO FORMADOS COM A BAGAGEM COGNITIVA DA DISCIPLINA DE QUÍMICA NECESSÁRIA PARA EXERCEREM A SUA CIDADANIA. COMO É EXIGIDO NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ENTENDENDO, DE FORMA CRÍTICA, OS FENÔMENOS E A REAÇÕES EXISTENTES NA NATUREZA E NO DIA A DIA. FOI USADO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA UM QUESTIONÁRIO DE 7 PERGUNTAS APLICADO EM UMA TURMA DE 31 DISCENTES, PARA FAZER UM LEVANTAMENTO DE COMO ANDA SUA COMPREENSÃO DE ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS DE QUÍMICA, O SEU DOMÍNIO DA LINGUAGEM QUÍMICA, SUA CAPACIDADE DE INTERDISCIPLINAR OS ASSUNTOS DE QUÍMICA COM A DISCIPLINA DE BIOLOGIA E SE O ESTUDANTE CONSEGUE VER A QUÍMICA PRESENTE NO MEIO AMBIENTE E NO SEU MEIO SOCIAL. TAL QUESTIONÁRIO FOI ANALISADO, COM ISSO PÔDE-SE APURAR QUE HÁ UMA GRANDE DEFICIÊNCIA DOS ESTUDANTES VOLUNTÁRIOS NA DISCIPLINA EM QUESTÃO, TANTO NO SEU VOCÁBULO QUÍMICO QUANDO NA SUA CAPACIDADE CONTEXTUALIZAR E INTERDISCIPLINAR. FEITA A DISCUSSÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS FOI EXECUTÁVEL CONCLUIR QUE GRANDE PARTE DOS ESTUDANTES SE FORMAM SEM TER A MÍNIMA IDEIA DA QUÍMICA A SEU REDOR, ALÉM DE NÃO SABEREM A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A MATÉRIA NO ENSINO BÁSICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BAGAGEM COGNITIVA, PCN DO ENSINO MÉDIO, FORMAÇÃO CRÍTICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID269_14082019175557.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAUÃ BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAUÃ SILVA" "autor_email" => "rauabezerr@outlook.com" "autor_ies" => "IFPE CAMPUS VITÓRIA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62828 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1604 "inscrito_id" => 269 "titulo" => "UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA DOS ESTUDANTES DE ENSINO BÁSICO: ESTAMOS FORMANDO CIDADÃOS CRÍTICOS?" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É UM ESTUDO FEITO POR BOLSISTAS DO PIBID, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, QUE ATUAM NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO, CAMPUS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. E TEM COMO OBJETIVO CENTRAL SABER SE OS ESTUDANTES QUE ESTÃO NA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, FINALIZANDO O ENSINO BÁSICO, SAIRÃO FORMADOS COM A BAGAGEM COGNITIVA DA DISCIPLINA DE QUÍMICA NECESSÁRIA PARA EXERCEREM A SUA CIDADANIA. COMO É EXIGIDO NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ENTENDENDO, DE FORMA CRÍTICA, OS FENÔMENOS E A REAÇÕES EXISTENTES NA NATUREZA E NO DIA A DIA. FOI USADO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA UM QUESTIONÁRIO DE 7 PERGUNTAS APLICADO EM UMA TURMA DE 31 DISCENTES, PARA FAZER UM LEVANTAMENTO DE COMO ANDA SUA COMPREENSÃO DE ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS DE QUÍMICA, O SEU DOMÍNIO DA LINGUAGEM QUÍMICA, SUA CAPACIDADE DE INTERDISCIPLINAR OS ASSUNTOS DE QUÍMICA COM A DISCIPLINA DE BIOLOGIA E SE O ESTUDANTE CONSEGUE VER A QUÍMICA PRESENTE NO MEIO AMBIENTE E NO SEU MEIO SOCIAL. TAL QUESTIONÁRIO FOI ANALISADO, COM ISSO PÔDE-SE APURAR QUE HÁ UMA GRANDE DEFICIÊNCIA DOS ESTUDANTES VOLUNTÁRIOS NA DISCIPLINA EM QUESTÃO, TANTO NO SEU VOCÁBULO QUÍMICO QUANDO NA SUA CAPACIDADE CONTEXTUALIZAR E INTERDISCIPLINAR. FEITA A DISCUSSÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS FOI EXECUTÁVEL CONCLUIR QUE GRANDE PARTE DOS ESTUDANTES SE FORMAM SEM TER A MÍNIMA IDEIA DA QUÍMICA A SEU REDOR, ALÉM DE NÃO SABEREM A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A MATÉRIA NO ENSINO BÁSICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BAGAGEM COGNITIVA, PCN DO ENSINO MÉDIO, FORMAÇÃO CRÍTICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID269_14082019175557.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAUÃ BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAUÃ SILVA" "autor_email" => "rauabezerr@outlook.com" "autor_ies" => "IFPE CAMPUS VITÓRIA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }