O ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL GRAU É PARTE INTEGRANTE DO SABER MATEMÁTICO E COMO TAL POSSUI MUITAS APLICAÇÕES DENTRO DA MATEMÁTICA (CÁLCULO, GEOMETRIA ANALÍTICA, ETC.,) ASSIM COMO FORA DELA, COMO POR EXEMPLO (DESENVOLVIMENTO DE VÍRUS – BIOLOGIA, ETC.,). O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR DESCRITIVAMENTE AS VINTE E QUATRO ATIVIDADES DE FUNÇÃO DO EXPONENCIAL EM UM LIVRO DIDÁTICO DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A TEORIA DE REGISTRO DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DE DUVAL, E VERIFICAR O TIPO DE PROBLEMAS QUE AS CARACTERIZAM (ABERTO OU FECHADO), O TIPO DE TRATAMENTO PREDOMINANTE (ALGÉBRICO, GRÁFICO OU NUMÉRICO), AS CONEXÕES COM OUTRAS ÁREAS DE ENSINO E FINALMENTE AS CONVERSÕES E TRATAMENTOS PRESENTES EM CADA QUESTÃO. A AMOSTRA FOI INTENCIONAL TENDO EM VISTA QUE ANALISAMOS TODAS AS QUESTÕES QUE ENVOLVEM FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU NO LIVRO DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO RECOMENDADO PELO PNLD 2016/2017/2018. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI QUALITATIVA COM ESTUDO DESCRITIVO. OS RESULTADOS MOSTRAM UMA PREDOMINÂNCIA DE PROBLEMAS FECHADOS E DA CONVERSÃO DA LINGUAGEM ALGÉBRICA PARA O NUMÉRICO.