O ESTÁGIO COMO COMPONENTE CURRICULAR É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO. SE TRATA UMA EXPERIÊNCIA QUE POSSIBILITA AO DISCENTE VIVENCIAR A TEORIA E DESLOCA-LA PARA A SALA DE AULA, APROXIMANDO-O DA ESCOLA E DOS ESTUDANTES, COM SUA REALIDADE E SUAS PECULIARIDADES. A EXPERIÊNCIA EM QUESTÃO FOI VIVIDA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES. A PARTIR DE OBSERVAÇÕES DO COTIDIANO DA INSTITUIÇÃO, A INTERVENÇÃO FOI APLICADA VIA PROJETO DE INTERVENÇÃO, CENTROU-SE NO CONTEÚDO “FUNÇÕES QUÍMICAS”, NO 9º ANO, COM BASE NA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EXPERIMENTAÇÃO PARA ABORDAR A TEMÁTICA PH. A PARTIR DISSO, OBJETIVAMOS RECONHECER A PRÁTICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA IMPRESCINDÍVEL NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM; PROPOR AOS ESTUDANTES VIVÊNCIAS DIVERSIFICADAS, PARA QUE POSSAM ENTENDER, EXPLORAR, FAZER TENTATIVAS, TESTAR, ARGUMENTAR E RACIOCINAR LOGICAMENTE SOBRE O CONTEÚDO ABORDADO. A AVALIAÇÃO FOI FEITA DE DUAS FORMAS: 1 – CLASSIFICAÇÃO CORRETA DA SUBSTÂNCIA TESTADA E SÍNTESE DIALOGADA DO CONTEÚDO ESTUDADO; 2 – PRODUÇÃO TEXTUAL COM O TEMA “O QUE É PH, E COMO PODEMOS TESTAR E CLASSIFICAR ESSAS SUBSTÂNCIAS?”. COMO RESULTADO PUDEMOS COMPARAR A DIALOGICIDADE COM A REDAÇÃO DOS ATORES ENVOLVIDOS.