USOS E FUNÇÕES DA LÍNGUA ESCRITA E DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DE BAIXA RENDA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62929 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4147 "inscrito_id" => 14003 "titulo" => "USOS E FUNÇÕES DA LÍNGUA ESCRITA E DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DE BAIXA RENDA" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA INVESTIGA AS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I ACERCA DOS USOS E FUNÇÕES SOCIAIS DA LINGUAGEM ESCRITA E DA MATEMÁTICA. DANDO CONTINUIDADE A ESTUDOS ANTERIORES, PARTICIPARAM DO ESTUDO 80 CRIANÇAS DE BAIXA RENDA, RESIDENTES EM RECIFE, SENDO 40 ALUNOS DE 1º ANO E 40 DE 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. INDIVIDUALMENTE, OS ESTUDANTES FORAM QUESTIONADOS EM ENTREVISTA ABERTA EM TORNO DE DUAS PERGUNTAS-CHAVE: SOBRE “PARA QUE SERVE LER E ESCREVER?” E “PARA QUE SERVE A MATEMÁTICA?”. POR MEIO DESTAS PERGUNTAS PROCUROU-SE IDENTIFICAR AS DIVERSAS CONCEPÇÕES QUE TINHAM ESSES ESTUDANTES SOBRE OS USOS E AS FUNÇÕES SOCIAIS DOS DOIS INSTRUMENTOS. NO CONTEXTO ESCOLAR, AS PESQUISAS DEMONSTRAM QUE A LÍNGUA ESCRITA E DA MATEMÁTICA É ASSOCIADA A UM FIM EM SI, SEM LEVAR EM CONTA A DIVERSIDADE DE SITUAÇÕES EXTRAESCOLARES QUE ENVOLVEM ESTAS ATIVIDADES. ADOTANDO-SE A CLASSIFICAÇÃO PROPOSTA EM ESTUDOS ANTERIORES, FORAM IDENTIFICADOS NAS RESPOSTAS DOS PARTICIPANTES QUATRO PRINCIPAIS TIPOS DE USOS E FUNÇÕES: USOS ESCOLARES, USOS EXTRAESCOLARES, OBJETIVOS FUTUROS E GANHOS INTELECTUAIS. ASSIM, OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE OS ALUNOS DOS DOIS NÍVEIS ESCOLARES TENDEM A ASSOCIAR A LÍNGUA ESCRITA E A MATEMÁTICA, PRINCIPALMENTE, A USOS ESCOLARES, OU SEJA, A GANHOS IMEDIATOS RELATIVOS AO CONTEXTO ESCOLAR, COMO FAZER A TAREFA E PASSAR DE ANO. NO ENTANTO, EM RELAÇÃO A LÍNGUA ESCRITA, AS RESPOSTAS DOS ALUNOS DE 5° ANO SE DISTRIBUEM ENTRE OS TRÊS PRIMEIROS TIPOS, SENDO FREQUENTE RESPOSTAS LIGADAS A OBJETIVOS FUTUROS, COMO CONSEGUIR UM EMPREGO OU MELHORAR DE VIDA. A MATEMÁTICA CONTINUA SENDO ASSOCIADA PRINCIPALMENTE A USOS IMEDIATOS, ESCOLARES E EXTRA-ESCOLARES, SEM LEVAR EM CONTA GANHOS FUTUROS. OS DADOS SUGEREM QUE OS USOS E FUNÇÕES ATRIBUÍDOS PELOS ESTUDANTES VARIAM EM FUNÇÃO DA IDADE/ESCOLARIDADE, PASSANDO A ESTAREM ASSOCIADOS A CONTEXTOS FORA DA ESCOLA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES DE ALUNOS, ENSINO FUNDAMENTAL I, FUNÇÕES SOCIAIS, LINGUAGEM ESCRITA, LINGUAGEM ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID14003_01112019103349.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEIDSON GONÇALVES CANEL FILHO " "autor_nome_curto" => "C. CANEL" "autor_email" => "cleidson.canel@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62929 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4147 "inscrito_id" => 14003 "titulo" => "USOS E FUNÇÕES DA LÍNGUA ESCRITA E DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DE BAIXA RENDA" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA INVESTIGA AS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I ACERCA DOS USOS E FUNÇÕES SOCIAIS DA LINGUAGEM ESCRITA E DA MATEMÁTICA. DANDO CONTINUIDADE A ESTUDOS ANTERIORES, PARTICIPARAM DO ESTUDO 80 CRIANÇAS DE BAIXA RENDA, RESIDENTES EM RECIFE, SENDO 40 ALUNOS DE 1º ANO E 40 DE 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. INDIVIDUALMENTE, OS ESTUDANTES FORAM QUESTIONADOS EM ENTREVISTA ABERTA EM TORNO DE DUAS PERGUNTAS-CHAVE: SOBRE “PARA QUE SERVE LER E ESCREVER?” E “PARA QUE SERVE A MATEMÁTICA?”. POR MEIO DESTAS PERGUNTAS PROCUROU-SE IDENTIFICAR AS DIVERSAS CONCEPÇÕES QUE TINHAM ESSES ESTUDANTES SOBRE OS USOS E AS FUNÇÕES SOCIAIS DOS DOIS INSTRUMENTOS. NO CONTEXTO ESCOLAR, AS PESQUISAS DEMONSTRAM QUE A LÍNGUA ESCRITA E DA MATEMÁTICA É ASSOCIADA A UM FIM EM SI, SEM LEVAR EM CONTA A DIVERSIDADE DE SITUAÇÕES EXTRAESCOLARES QUE ENVOLVEM ESTAS ATIVIDADES. ADOTANDO-SE A CLASSIFICAÇÃO PROPOSTA EM ESTUDOS ANTERIORES, FORAM IDENTIFICADOS NAS RESPOSTAS DOS PARTICIPANTES QUATRO PRINCIPAIS TIPOS DE USOS E FUNÇÕES: USOS ESCOLARES, USOS EXTRAESCOLARES, OBJETIVOS FUTUROS E GANHOS INTELECTUAIS. ASSIM, OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE OS ALUNOS DOS DOIS NÍVEIS ESCOLARES TENDEM A ASSOCIAR A LÍNGUA ESCRITA E A MATEMÁTICA, PRINCIPALMENTE, A USOS ESCOLARES, OU SEJA, A GANHOS IMEDIATOS RELATIVOS AO CONTEXTO ESCOLAR, COMO FAZER A TAREFA E PASSAR DE ANO. NO ENTANTO, EM RELAÇÃO A LÍNGUA ESCRITA, AS RESPOSTAS DOS ALUNOS DE 5° ANO SE DISTRIBUEM ENTRE OS TRÊS PRIMEIROS TIPOS, SENDO FREQUENTE RESPOSTAS LIGADAS A OBJETIVOS FUTUROS, COMO CONSEGUIR UM EMPREGO OU MELHORAR DE VIDA. A MATEMÁTICA CONTINUA SENDO ASSOCIADA PRINCIPALMENTE A USOS IMEDIATOS, ESCOLARES E EXTRA-ESCOLARES, SEM LEVAR EM CONTA GANHOS FUTUROS. OS DADOS SUGEREM QUE OS USOS E FUNÇÕES ATRIBUÍDOS PELOS ESTUDANTES VARIAM EM FUNÇÃO DA IDADE/ESCOLARIDADE, PASSANDO A ESTAREM ASSOCIADOS A CONTEXTOS FORA DA ESCOLA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES DE ALUNOS, ENSINO FUNDAMENTAL I, FUNÇÕES SOCIAIS, LINGUAGEM ESCRITA, LINGUAGEM ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID14003_01112019103349.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEIDSON GONÇALVES CANEL FILHO " "autor_nome_curto" => "C. CANEL" "autor_email" => "cleidson.canel@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }