UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA SALA DE AULA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62936 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2255 "inscrito_id" => 9646 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA SALA DE AULA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS SÃO INCORPORADAS NATURALMENTE COMO ELEMENTOS DA REALIDADE SOCIAL PELOS ADOLESCENTES. É IMPORTANTE AMPLIAR O PAPEL DESSES DISPOSITIVOS E DE SEUS RECURSOS E ADAPTÁ-LOS A ESCOLA COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS DE APRENDIZAGEM. APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PODEM SER VIÁVEIS NO CONTEXTO ESCOLAR E FAVORECER O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ADOLESCENTES. O ESTUDO PROPÕS A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO MÓVEL ÓRGÃOS 3D DISPONÍVEL NA GOOGLE PLAY, COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE INTERAÇÃO E DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE BIOLOGIA. A PESQUISA FOI EFETIVADA COM 120 ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA, CEARÁ, NOS MESES DE SETEMBRO E OUTUBRO DE 2018. É UM ESTUDO QUANTITATIVO COM COLETA DE DADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS DE RENDIMENTO E ANÁLISE ESTATÍSTICA REALIZADA NO PROGRAMA R, (R CORETEAM), COM P<0,05 PARA COMPARAR AS NOTAS MÉDIAS DOS PRÉ-TESTES E DOS PÓS-TESTES DOS ALUNOS. A AVALIAÇÃO DO APLICATIVO FOI ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO DE ACORDO COM A ESCALA TIPO LIKERT (RUSSELL; BOBKO, 1992). OS ALUNOS FORAM FAVORÁVEIS AO USO DO APLICATIVO NAS AULAS DE BIOLOGIA. A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO EM SALA DE AULA PROMOVEU MAIS MOTIVAÇÃO E CRIATIVIDADE, PERMITINDO INTEGRAR OS CONTEÚDOS A UMA GRANDE QUANTIDADE DE IMAGENS, EFEITOS VIRTUAIS E ILUSTRAÇÕES, FAVORECENDO A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E UM AUMENTO DE 43% NO RENDIMENTO MÉDIO DAS NOTAS EM BIOLOGIA. A INTEGRAÇÃO DESSES RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO INSTRUMENTOS DE PROMOÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS PRODUZIU A INTERAÇÃO E A APRENDIZAGEM DE ADOLESCENTES EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO, APLICATIVOS MÓVEIS, ENSINO DE BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID9646_15082019221920.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SISSI MARIA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "SISSI FREITAS" "autor_email" => "sissifreitas@hotmail.com" "autor_ies" => "UFMG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62936 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2255 "inscrito_id" => 9646 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA SALA DE AULA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS SÃO INCORPORADAS NATURALMENTE COMO ELEMENTOS DA REALIDADE SOCIAL PELOS ADOLESCENTES. É IMPORTANTE AMPLIAR O PAPEL DESSES DISPOSITIVOS E DE SEUS RECURSOS E ADAPTÁ-LOS A ESCOLA COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS DE APRENDIZAGEM. APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PODEM SER VIÁVEIS NO CONTEXTO ESCOLAR E FAVORECER O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ADOLESCENTES. O ESTUDO PROPÕS A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO MÓVEL ÓRGÃOS 3D DISPONÍVEL NA GOOGLE PLAY, COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE INTERAÇÃO E DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE BIOLOGIA. A PESQUISA FOI EFETIVADA COM 120 ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA, CEARÁ, NOS MESES DE SETEMBRO E OUTUBRO DE 2018. É UM ESTUDO QUANTITATIVO COM COLETA DE DADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS DE RENDIMENTO E ANÁLISE ESTATÍSTICA REALIZADA NO PROGRAMA R, (R CORETEAM), COM P<0,05 PARA COMPARAR AS NOTAS MÉDIAS DOS PRÉ-TESTES E DOS PÓS-TESTES DOS ALUNOS. A AVALIAÇÃO DO APLICATIVO FOI ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO DE ACORDO COM A ESCALA TIPO LIKERT (RUSSELL; BOBKO, 1992). OS ALUNOS FORAM FAVORÁVEIS AO USO DO APLICATIVO NAS AULAS DE BIOLOGIA. A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO EM SALA DE AULA PROMOVEU MAIS MOTIVAÇÃO E CRIATIVIDADE, PERMITINDO INTEGRAR OS CONTEÚDOS A UMA GRANDE QUANTIDADE DE IMAGENS, EFEITOS VIRTUAIS E ILUSTRAÇÕES, FAVORECENDO A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E UM AUMENTO DE 43% NO RENDIMENTO MÉDIO DAS NOTAS EM BIOLOGIA. A INTEGRAÇÃO DESSES RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO INSTRUMENTOS DE PROMOÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS PRODUZIU A INTERAÇÃO E A APRENDIZAGEM DE ADOLESCENTES EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO, APLICATIVOS MÓVEIS, ENSINO DE BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID9646_15082019221920.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SISSI MARIA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "SISSI FREITAS" "autor_email" => "sissifreitas@hotmail.com" "autor_ies" => "UFMG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }