UTILIZAÇÃO DE JOGOS ADAPTADOS PARA O SISTEMA BRAILLE:
UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62941 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2446 "inscrito_id" => 9572 "titulo" => """ UTILIZAÇÃO DE JOGOS ADAPTADOS PARA O SISTEMA BRAILLE:\r\n UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO """ "resumo" => "O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) AO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL DEVE GARANTIR SERVIÇOS DE APOIO DIRECIONADOS AOS SEUS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO E DE APRENDIZAGEM. SÃO FUNÇÕES DO AEE A PROMOÇÃO DE ESTRATÉGIAS, DE ATIVIDADES E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS. A INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR DEVE POSSIBILITAR A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO EM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E O DESENVOLVER DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES, SEM RESTRIÇÕES E ISOLAMENTOS, NO INTUITO DE GARANTIR A SUA APRENDIZAGEM. O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ADAPTAR JOGOS EDUCATIVOS, O DOMINÓ EDUCATIVO E O JOGO DOS DÍGRAFOS, PARA O SISTEMA BRAILLE COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA DO AEE, NO INTUITO DE ABORDAR CONCEITOS E CONTEÚDOS ESCOLARES DE FORMA MAIS LÚDICA. O ESTUDO OFERECE NOVAS ABORDAGENS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO AO ALUNO DEFICIENTE VISUAL QUE PODEM GERAR NOVAS REFLEXÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS ÀS DEMANDAS DESSE ALUNO. A PESQUISA FOI DE NATUREZA QUALITATIVA E DESCRITIVA. A UTILIZAÇÃO DESSES JOGOS PROPORCIONOU O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM MATEMÁTICA E A MELHORIA DA LEITURA E DA ESCRITA EM BRAILLE. OS JOGOS ESTIMULARAM A AUTONOMIA DO ALUNO E A INTERAÇÃO COM OS OUTROS PARTICIPANTES, ALÉM DE TER FAVORECIDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DO SISTEMA HAPITICO, CONSIDERANDO QUE O POTENCIAL VISUAL DO ALUNO É INSUFICIENTE PARA AS ATIVIDADES ESCOLARES TRADICIONAIS RELACIONADAS A LEITURA, ESCRITA E O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO, FAVORECENDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL. A PROMOÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DIRECIONADAS A ESSE PÚBLICO POSSIBILITA UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO, AUTONOMIA E INTERAÇÃO DO ALUNO NO COTIDIANO EDUCACIONAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "JOGOS ADAPTADOS., DEFICIÊNCIA VISUAL., INCLUSÃO., AEE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID9572_19082019162638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIZA BARBOSA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "MARIZA BARBOSA DE CASTRO" "autor_email" => "mariza26castro@hotmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO PROMINAS(UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62941 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2446 "inscrito_id" => 9572 "titulo" => """ UTILIZAÇÃO DE JOGOS ADAPTADOS PARA O SISTEMA BRAILLE:\r\n UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO """ "resumo" => "O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) AO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL DEVE GARANTIR SERVIÇOS DE APOIO DIRECIONADOS AOS SEUS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO E DE APRENDIZAGEM. SÃO FUNÇÕES DO AEE A PROMOÇÃO DE ESTRATÉGIAS, DE ATIVIDADES E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS. A INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR DEVE POSSIBILITAR A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO EM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E O DESENVOLVER DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES, SEM RESTRIÇÕES E ISOLAMENTOS, NO INTUITO DE GARANTIR A SUA APRENDIZAGEM. O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ADAPTAR JOGOS EDUCATIVOS, O DOMINÓ EDUCATIVO E O JOGO DOS DÍGRAFOS, PARA O SISTEMA BRAILLE COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA DO AEE, NO INTUITO DE ABORDAR CONCEITOS E CONTEÚDOS ESCOLARES DE FORMA MAIS LÚDICA. O ESTUDO OFERECE NOVAS ABORDAGENS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO AO ALUNO DEFICIENTE VISUAL QUE PODEM GERAR NOVAS REFLEXÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS ÀS DEMANDAS DESSE ALUNO. A PESQUISA FOI DE NATUREZA QUALITATIVA E DESCRITIVA. A UTILIZAÇÃO DESSES JOGOS PROPORCIONOU O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM MATEMÁTICA E A MELHORIA DA LEITURA E DA ESCRITA EM BRAILLE. OS JOGOS ESTIMULARAM A AUTONOMIA DO ALUNO E A INTERAÇÃO COM OS OUTROS PARTICIPANTES, ALÉM DE TER FAVORECIDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DO SISTEMA HAPITICO, CONSIDERANDO QUE O POTENCIAL VISUAL DO ALUNO É INSUFICIENTE PARA AS ATIVIDADES ESCOLARES TRADICIONAIS RELACIONADAS A LEITURA, ESCRITA E O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO, FAVORECENDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL. A PROMOÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DIRECIONADAS A ESSE PÚBLICO POSSIBILITA UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO, AUTONOMIA E INTERAÇÃO DO ALUNO NO COTIDIANO EDUCACIONAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "JOGOS ADAPTADOS., DEFICIÊNCIA VISUAL., INCLUSÃO., AEE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID9572_19082019162638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIZA BARBOSA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "MARIZA BARBOSA DE CASTRO" "autor_email" => "mariza26castro@hotmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO PROMINAS(UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }