O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) AO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL DEVE GARANTIR SERVIÇOS DE APOIO DIRECIONADOS AOS SEUS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO E DE APRENDIZAGEM. SÃO FUNÇÕES DO AEE A PROMOÇÃO DE ESTRATÉGIAS, DE ATIVIDADES E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS. A INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR DEVE POSSIBILITAR A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO EM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E O DESENVOLVER DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES, SEM RESTRIÇÕES E ISOLAMENTOS, NO INTUITO DE GARANTIR A SUA APRENDIZAGEM. O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ADAPTAR JOGOS EDUCATIVOS, O DOMINÓ EDUCATIVO E O JOGO DOS DÍGRAFOS, PARA O SISTEMA BRAILLE COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA DO AEE, NO INTUITO DE ABORDAR CONCEITOS E CONTEÚDOS ESCOLARES DE FORMA MAIS LÚDICA. O ESTUDO OFERECE NOVAS ABORDAGENS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO AO ALUNO DEFICIENTE VISUAL QUE PODEM GERAR NOVAS REFLEXÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS ÀS DEMANDAS DESSE ALUNO. A PESQUISA FOI DE NATUREZA QUALITATIVA E DESCRITIVA. A UTILIZAÇÃO DESSES JOGOS PROPORCIONOU O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM MATEMÁTICA E A MELHORIA DA LEITURA E DA ESCRITA EM BRAILLE. OS JOGOS ESTIMULARAM A AUTONOMIA DO ALUNO E A INTERAÇÃO COM OS OUTROS PARTICIPANTES, ALÉM DE TER FAVORECIDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DO SISTEMA HAPITICO, CONSIDERANDO QUE O POTENCIAL VISUAL DO ALUNO É INSUFICIENTE PARA AS ATIVIDADES ESCOLARES TRADICIONAIS RELACIONADAS A LEITURA, ESCRITA E O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO, FAVORECENDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL. A PROMOÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DIRECIONADAS A ESSE PÚBLICO POSSIBILITA UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO, AUTONOMIA E INTERAÇÃO DO ALUNO NO COTIDIANO EDUCACIONAL.