UMA DAS PROPOSTAS QUE VÊM SENDO UTILIZADAS ULTIMAMENTE É O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS DENTRO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, POIS DESENVOLVEM O RACIOCÍNIO E DESPERTAM UMA MOTIVAÇÃO PRA APRENDER A TEMÁTICA ABORDADA. O OBJETIVO DO ARTIGO É DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA ESCOLA DE REDE PUBLICA CETI LIMA REBELO. O JOGO DE CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS FOI APLICADO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, DE TEMPO INTEGRAL, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA – PIAUÍ. ESTE JOGO FOI REALIZADO EM TURMAS DOS SEGUNDOS ANOS A, B E C. INICIALMENTE, HOUVE UMA PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES, OCORRENDO UMA INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E O JOGO. APÓS A REALIZAÇÃO DA PRÁTICA, OS ESTUDANTES RESPONDERAM TODAS AS PERGUNTAS DE FORMA CORRETA, NO TEMPO DETERMINADO. DESTA FORMA, PERCEBEU-SE QUE OS MESMOS OBTIVERAM CONHECIMENTO DE UMA FORMA DIFERENCIADA DE APRENDIZAGEM A RESPEITO DOS ASSUNTOS ABORDADOS NAS AULAS TEÓRICAS, E TAMBÉM NAS PRÁTICAS DESSE TEMA. NESSA PERSPECTIVA, NOTAMOS A REAL SIGNIFICÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DESTE TIPO DE RECURSO, NO CASO DOS JOGOS EDUCATIVOS NA ESCOLA, ONDE OS ALUNOS PASSAM A APRESENTAR UM MAIOR ENGAJAMENTO E INTERESSE PELO TEMA TRATADO NESSAS ATIVIDADES DE CARÁTER LÚDICO. NESSE SENTIDO, CABE DESTACAR, QUE A UTILIZAÇÃO DESSA FERRAMENTA PARA ENSINAR A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS É DE SUMA IMPORTÂNCIA, UMA VEZ QUE A MESMA PROPORCIONA UM MAIOR ENVOLVIMENTO POR PARTE DOS ALUNOS E UMA MAIOR INTERAÇÃO COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.