“BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS TÊM HISTÓRIA”: CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO NOS ESTÁGIOS PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PEDAGOGO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 63013 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4390 "inscrito_id" => 5637 "titulo" => "“BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS TÊM HISTÓRIA”: CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO NOS ESTÁGIOS PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PEDAGOGO" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER COMO AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTRIBUEM PARA FORMAÇÃO DO FUTURO PEDAGOGO. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE UMA REDE MUNICIPAL DE PERNAMBUCO, A PARTIR DE UM PLANO DE ENSINO QUE TEVE COMO EIXO ORGANIZADOR “TEMPO, MEMÓRIA E HISTÓRIA LOCAL”. FOI CONSTRUÍDO UM PROJETO COM O TEMA “BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS TÊM HISTÓRIA”. PARA EMBASAR TEORICAMENTE ESTE ESTUDO, UTILIZAMOS AS IDEIAS DE LETRAMENTO DISCUTIDAS POR AUTORES COMO (SOARES,1998) E AS DISCUSSÕES SOBRE SABERES EXPERIENCIAIS LEVANTADAS POR TARDIF (2012). PARA SOARES (1998), A VERSÃO FRACA DE LETRAMENTO REFERE-SE AO MODELO AUTÔNOMO, E A VERSÃO FORTE – AQUELA QUE DESMOBILIZA, QUE INSTIGA E QUE EXIGE DOS LEITORES UMA PARTICIPAÇÃO MAIS QUE ATIVA, RESPONSIVA E INTERATIVA – CORRESPONDE AO MODELO IDEOLÓGICO. PARTINDO DESSAS CONCEPÇÕES, MOBILIZAMOS OS NOSSOS SABERES EXPERIENCIAIS SOBRE LETRAMENTO DURANTE AS VIVÊNCIAS DOS ESTÁGIOS, POIS PARA TARDIF (2012) TAIS SABERES SÃO O NÚCLEO VITAL DA PRÁTICA DE QUALQUER PROFESSOR. A METODOLOGIA ADOTADA FOI A ETNOGRÁFICA, TENDO COMO CORPUS PRINCIPAL AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO VIVENCIADAS EM SALA DE AULA. A PARTIR DAS VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO PERCEBEMOS QUE A AULA, POR MAIS QUE SEJA PLANEJADA, ACONTECE NO COTIDIANO. AS ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O TEMPO DE ESTÁGIO INCENTIVARAM, NOS ESTUDANTES, A CONSTRUÇÃO DE UM LETRAMENTO FORTE. A EXPERIÊNCIA DOCENTE NO CAMPO DE ESTÁGIO CONTRIBUIU PARA NOSSA FORMAÇÃO, POIS NOS APONTOU A NECESSIDADE DE PRÁTICAS SISTEMÁTICAS DE LETRAMENTO EM SALA DE AULA, SOBRETUDO AQUELAS REFERENTES AO LETRAMENTO NOMEADO MODELO IDEOLÓGICO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTOS, FORMAÇÃO NOS ESTÁGIOS, FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID5637_26092019161151.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYANA DOS SANTOS RAIMUNDO" "autor_nome_curto" => "NAYANA" "autor_email" => "nayana0278@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 63013 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4390 "inscrito_id" => 5637 "titulo" => "“BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS TÊM HISTÓRIA”: CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO NOS ESTÁGIOS PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PEDAGOGO" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER COMO AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTRIBUEM PARA FORMAÇÃO DO FUTURO PEDAGOGO. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE UMA REDE MUNICIPAL DE PERNAMBUCO, A PARTIR DE UM PLANO DE ENSINO QUE TEVE COMO EIXO ORGANIZADOR “TEMPO, MEMÓRIA E HISTÓRIA LOCAL”. FOI CONSTRUÍDO UM PROJETO COM O TEMA “BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS TÊM HISTÓRIA”. PARA EMBASAR TEORICAMENTE ESTE ESTUDO, UTILIZAMOS AS IDEIAS DE LETRAMENTO DISCUTIDAS POR AUTORES COMO (SOARES,1998) E AS DISCUSSÕES SOBRE SABERES EXPERIENCIAIS LEVANTADAS POR TARDIF (2012). PARA SOARES (1998), A VERSÃO FRACA DE LETRAMENTO REFERE-SE AO MODELO AUTÔNOMO, E A VERSÃO FORTE – AQUELA QUE DESMOBILIZA, QUE INSTIGA E QUE EXIGE DOS LEITORES UMA PARTICIPAÇÃO MAIS QUE ATIVA, RESPONSIVA E INTERATIVA – CORRESPONDE AO MODELO IDEOLÓGICO. PARTINDO DESSAS CONCEPÇÕES, MOBILIZAMOS OS NOSSOS SABERES EXPERIENCIAIS SOBRE LETRAMENTO DURANTE AS VIVÊNCIAS DOS ESTÁGIOS, POIS PARA TARDIF (2012) TAIS SABERES SÃO O NÚCLEO VITAL DA PRÁTICA DE QUALQUER PROFESSOR. A METODOLOGIA ADOTADA FOI A ETNOGRÁFICA, TENDO COMO CORPUS PRINCIPAL AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO VIVENCIADAS EM SALA DE AULA. A PARTIR DAS VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO PERCEBEMOS QUE A AULA, POR MAIS QUE SEJA PLANEJADA, ACONTECE NO COTIDIANO. AS ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O TEMPO DE ESTÁGIO INCENTIVARAM, NOS ESTUDANTES, A CONSTRUÇÃO DE UM LETRAMENTO FORTE. A EXPERIÊNCIA DOCENTE NO CAMPO DE ESTÁGIO CONTRIBUIU PARA NOSSA FORMAÇÃO, POIS NOS APONTOU A NECESSIDADE DE PRÁTICAS SISTEMÁTICAS DE LETRAMENTO EM SALA DE AULA, SOBRETUDO AQUELAS REFERENTES AO LETRAMENTO NOMEADO MODELO IDEOLÓGICO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTOS, FORMAÇÃO NOS ESTÁGIOS, FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID5637_26092019161151.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYANA DOS SANTOS RAIMUNDO" "autor_nome_curto" => "NAYANA" "autor_email" => "nayana0278@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }