REIS, Vivian Kallen Batista De Carvalho. . Anais IV DESFAZENDO GÊNERO... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/64279>. Acesso em: 24/11/2024 23:45
O CONTEXTO ESCOLAR É UM ESPAÇO MÚLTIPLO, ONDE CONGREGA UMA PLURALIDADE DE SUJEITOS, BEM COMO SUAS DIFERENÇAS. POR VEZES, ESSAS DIFERENÇAS SE CONVERTEM EM DISCRIMINAÇÕES E PRECONCEITOS, DESENCADEANDO DIVERSAS PROBLEMÁTICAS SOCIAIS. ESSE TRABALHO VISA DEMONSTRAR UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE DISSERTAÇÃO, QUE TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER OS SENTIDOS DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NUMA ESCOLA PÚBLICA, NO ENSINO MÉDIO, EM TERESINA, PI, COM A FINALIDADE DE IDENTIFICAR A PRESENÇA DE DISCRIMINAÇÕES POR PARTE DAQUELES/AS QUE INTEGRAM A ESCOLA (DISCENTES, DOCENTES E GESTÃO ESCOLAR) EM RELAÇÃO AOS DISCENTES LGBT. A DISCUSSÃO TEÓRICA É ANCORADA EM AUTORES QUE VERSAM SOBRE SEXUALIDADE FOUCAULT (2017), BEM COMO AQUELES/AS QUE DIALOGAM COM A ESCOLA E EDUCAÇÃO LOURO (1997) E MISKOLCI (2014). A PESQUISA É DE ABORDAGEM QUALITATIVA, COM A REALIZAÇÃO DE OBSERVAÇÕES E ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM DISCENTES DA REFERIDA ESCOLA. OS RESULTADOS OBTIDOS SINALIZARAM A PRESENÇA DE PRÁTICAS DISCURSIVAS QUE EMANAM PRECONCEITOS E VIOLÊNCIAS EM RELAÇÃO AOS ESTUDANTES LGBT, ONDE SÃO RIDICULARIZADOS ATRAVÉS DO BULLYING E COAGIDOS A CONTER AFETOS COM SEUS/SUAS PARCEIROS/AS, A FIM DE CONSERVAR A IMAGEM DA ESCOLA. ALÉM DISSO, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR TAMBÉM DIVERSAS ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA FRENTE AOS MECANISMOS DE CONTROLE E NORMATIZAÇÃO DA SEXUALIDADE.