O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ? CONSIDERADO UM ESTÁGIO QUE DEVERIA SER IMPLANTADO NOS NÍVEIS SUPERIORES DE LICENCIATURA, AONDE NÃO CHEGA A PROPORCIONAR AOS ALUNOS GRADUADO METADE DO QUE O PROGRAMA MOSTROU AOS ENVOLVIDOS, SENDO ASSIM, NESTE TRABALHO RELATAMOS A IMPORTÂNCIA QUE OS RESIDENTES DE CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA TÊM NA VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. TANTO PARA ALUNOS QUANTO PARA PROFESSORES O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FOI CONSIDERADO SATISFATÓRIO E ?TIMAS PARCERIAS DO GOVERNO FEDERAL E ESTADUAL COM A UNIVERSIDADE. OBSERVAMOS QUE ALGUNS ALUNOS AINDA DESCONSIDERAM A PRESENÇA DOS RESIDENTES EM SALA E DESCRIMINAM, MAS ACREDITAMOS QUE SEJA INFLUENCIA DE PERSONALIDADES. SENDO ASSIM, PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO AQUI EXPOSTO, TIVEMOS COMO PERSONAGENS OS ALUNOS DA ESCOLA CAMPO E TRÊS PROFESSORES QUE CONHECIA O PRP (PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA) E TAMBÉM ESTAVAM POR DENTRO DOS ACONTECIDOS COM RELAÇÃO ESCOLA/PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENTRE ELES A PRECEPTORA. OS DADOS FORAM COLETADOS E ANALISADOS DE MODO CAUTELOSO E O TRABALHO FOI CONCLUÍDO COM DESCRIÇÃO DE TODOS OS DADOS E PONTOS FRISADOS PELOS MESMOS, DE FORMA QUANTI-QUALITATIVA. COM FOCO PRINCIPAL OUVIR A OPINIÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES COM RELAÇÃO A INFLUENCIA DOS RESIDENTES E DO PROGRAMA RELATADO. PARA ESTE ESTUDO, HOUVE A PRESENÇA DE TRÊS RESIDENTES INSERIDOS NA ESCOLA CAMPO NA CIDADE DE TEIXEIRA- PB QUE POR SUA VEZ ERAM ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), CAMPUS VII ? PATOS/PB.