Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: O ELO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA

Palavra-chaves: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DOCENTE, TEORIA E PRÁTICA Pôster (PO) GT-07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64375
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 26
    "inscrito_id" => 389
    "titulo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: O ELO ENTRE \tA UNIVERSIDADE E A ESCOLA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO CORRESPONDE AO RESULTADO DO ACOMPANHAMENTO DE PRECEPTORAS DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM LETRAS LÍNGUA ESPANHOLA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, VINCULADOS AO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FINANCIADO PELA CAPES. ? UMA PESQUISA QUE SE JUSTIFICA PELA NECESSIDADE DE ABORDAR A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, QUE ? UMA DAS AÇÕES QUE INTEGRAM A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TEM POR OBJETIVO INDUZIR O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A IMERSÃO DO LICENCIANDO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, A PARTIR DA SEGUNDA METADE DE SEU CURSO. O OBJETIVO GERAL DESTA PESQUISA ? ELUCIDAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS, CONTRIBUIÇÕES E A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE TRÊS PRECEPTORES VINCULADOS AO CURSO DE LETRAS ESPANHOL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB. O ARTIGO ENVOLVE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DESCRITIVA, DO TIPO EXPLORATÓRIA, QUE PERMITE UMA MAIOR FAMILIARIDADE ENTRE O PESQUISADOR E O TEMA PESQUISADO, VISTO QUE ESTE AINDA ? POUCO CONHECIDO, POUCO EXPLORADO. PARA UMA MELHOR FUNDAMENTAÇÃO, RECORREMOS ÀS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE FREIRE (1991); MINAYO (2012); PIMENTA (2005), ENTRE OUTROS ESTUDIOSOS DA TEMÁTICA PESQUISADA"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DOCENTE, TEORIA E PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA23_ID389_04102019061929.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDA OZEANE CAMARA CASSIANO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALDA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "valdaozeane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64375
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 26
    "inscrito_id" => 389
    "titulo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: O ELO ENTRE \tA UNIVERSIDADE E A ESCOLA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO CORRESPONDE AO RESULTADO DO ACOMPANHAMENTO DE PRECEPTORAS DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM LETRAS LÍNGUA ESPANHOLA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, VINCULADOS AO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FINANCIADO PELA CAPES. ? UMA PESQUISA QUE SE JUSTIFICA PELA NECESSIDADE DE ABORDAR A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, QUE ? UMA DAS AÇÕES QUE INTEGRAM A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TEM POR OBJETIVO INDUZIR O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A IMERSÃO DO LICENCIANDO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, A PARTIR DA SEGUNDA METADE DE SEU CURSO. O OBJETIVO GERAL DESTA PESQUISA ? ELUCIDAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS, CONTRIBUIÇÕES E A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE TRÊS PRECEPTORES VINCULADOS AO CURSO DE LETRAS ESPANHOL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB. O ARTIGO ENVOLVE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DESCRITIVA, DO TIPO EXPLORATÓRIA, QUE PERMITE UMA MAIOR FAMILIARIDADE ENTRE O PESQUISADOR E O TEMA PESQUISADO, VISTO QUE ESTE AINDA ? POUCO CONHECIDO, POUCO EXPLORADO. PARA UMA MELHOR FUNDAMENTAÇÃO, RECORREMOS ÀS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE FREIRE (1991); MINAYO (2012); PIMENTA (2005), ENTRE OUTROS ESTUDIOSOS DA TEMÁTICA PESQUISADA"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DOCENTE, TEORIA E PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA23_ID389_04102019061929.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDA OZEANE CAMARA CASSIANO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALDA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "valdaozeane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO CORRESPONDE AO RESULTADO DO ACOMPANHAMENTO DE PRECEPTORAS DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM LETRAS LÍNGUA ESPANHOLA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, VINCULADOS AO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FINANCIADO PELA CAPES. ? UMA PESQUISA QUE SE JUSTIFICA PELA NECESSIDADE DE ABORDAR A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, QUE ? UMA DAS AÇÕES QUE INTEGRAM A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TEM POR OBJETIVO INDUZIR O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A IMERSÃO DO LICENCIANDO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, A PARTIR DA SEGUNDA METADE DE SEU CURSO. O OBJETIVO GERAL DESTA PESQUISA ? ELUCIDAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS, CONTRIBUIÇÕES E A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE TRÊS PRECEPTORES VINCULADOS AO CURSO DE LETRAS ESPANHOL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB. O ARTIGO ENVOLVE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DESCRITIVA, DO TIPO EXPLORATÓRIA, QUE PERMITE UMA MAIOR FAMILIARIDADE ENTRE O PESQUISADOR E O TEMA PESQUISADO, VISTO QUE ESTE AINDA ? POUCO CONHECIDO, POUCO EXPLORADO. PARA UMA MELHOR FUNDAMENTAÇÃO, RECORREMOS ÀS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE FREIRE (1991); MINAYO (2012); PIMENTA (2005), ENTRE OUTROS ESTUDIOSOS DA TEMÁTICA PESQUISADA

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.