ESTE TRABALHO CORRESPONDE AO RESULTADO DO ACOMPANHAMENTO DE PRECEPTORAS DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM LETRAS LÍNGUA ESPANHOLA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, VINCULADOS AO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FINANCIADO PELA CAPES. ? UMA PESQUISA QUE SE JUSTIFICA PELA NECESSIDADE DE ABORDAR A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, QUE ? UMA DAS AÇÕES QUE INTEGRAM A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TEM POR OBJETIVO INDUZIR O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A IMERSÃO DO LICENCIANDO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, A PARTIR DA SEGUNDA METADE DE SEU CURSO. O OBJETIVO GERAL DESTA PESQUISA ? ELUCIDAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS, CONTRIBUIÇÕES E A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE TRÊS PRECEPTORES VINCULADOS AO CURSO DE LETRAS ESPANHOL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB. O ARTIGO ENVOLVE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DESCRITIVA, DO TIPO EXPLORATÓRIA, QUE PERMITE UMA MAIOR FAMILIARIDADE ENTRE O PESQUISADOR E O TEMA PESQUISADO, VISTO QUE ESTE AINDA ? POUCO CONHECIDO, POUCO EXPLORADO. PARA UMA MELHOR FUNDAMENTAÇÃO, RECORREMOS ÀS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE FREIRE (1991); MINAYO (2012); PIMENTA (2005), ENTRE OUTROS ESTUDIOSOS DA TEMÁTICA PESQUISADA