O PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA) ? UMA AÇÃO ? NÍVEL DE POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL, QUE PROPORCIONA AOS FUTUROS PROFESSORES UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA NO CAMPO DA DOCÊNCIA. FOI ATRAVÉS DELE QUE TIVEMOS NOSSO PRIMEIRO CONTATO EM SALA DE AULA PARA CONHECIMENTO DA REALIDADE VIVIDA PELO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO, TENDO A OPORTUNIDADE DE NÃO S? NOS INSERIRMOS NESTE CONTEXTO, MAS TAMBÉM OBSERVARMOS OS PROFISSIONAIS ATUANTES NA ÁREA E APRENDER DIRETAMENTE COM ELES, MEDIANDO NOSSO CONHECIMENTO PRÉ-ESTABELECIDO NA TEORIA E POSTERIORMENTE LEV?-LO PARA A PRÁTICA. O OBJETIVO DESSE ARTIGO ? TRAZER AS REFLEXÕES VIVIDAS PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE TENDO O PIBID COMO SUPORTE, E DIANTE DISTO, RESSALTAR AS METODOLOGIAS DE ENSINO EM CARÁTER INOVADOR, ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA NA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE MONTEIRO-PB, COM AS AULAS MINISTRADAS DE PORTUGUÊS. AS BASES TEÓRICAS UTILIZADAS NESTE TRABALHO SÃO COSTA (2014), PIMENTA (2000), SOUZA (2013), OLIVEIRA (2012) E LIMA (2018), QUE RESSALTAM AS AÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE FORMA SIGNIFICATIVA. TRAREMOS AINDA NO DECORRER DO TRABALHO, OS MOMENTOS DE PREPARAÇÃO E PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DIRECIONADAS AS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DO PROJETO ATÉ O MOMENTO DA NOSSA INSERÇÃO NO DIA A DIA ESCOLAR, SALIENTANDO COMO O PROGRAMA AUXILIA NA CONSTRUÇÃO DO NOVO SER DOCENTE, NO QUAL, AFETA NOSSO MODO DE PENSAR E AGIR HOJE NO CAMPO DA DOCÊNCIA, ATRAVÉS DE ENSINO DE EFICAZ DE METODOLOGIAS INOVADORAS QUE AUXILIAM NO SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM