O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA,
DURANTE AS AULAS REALIZADAS NO CICLO V (EJA) NA ESCOLA JOÃO DE OLIVEIRA CHAVES, QUE FICA
LOCALIZADA NA CIDADE DE MONTEIRO-PB. O TRABALHO APRESENTA REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DE
JOVENS E ADULTOS (EJA) E RELATA A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA MEDIANTE APLICAÇÃO DE UMA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEVE A DURAÇÃO DE QUATRO ENCONTROS E BUSCOU CONTEMPLAR TRÊS ASPECTOS:
CULTURA, GRAMÁTICA E A PRONÚNCIA. TAIS ELEMENTOS FORAM DESENVOLVIDOS ATRAVÉS DA RECURSO À
MÚSICA EM SALA DE AULA, POIS CREMOS QUE O USO DESTE RECURSO POSSIBILITA AO DISCENTE TER UMA
EXPERIÊNCIA AMPLA DA LÍNGUA ESPANHOLA E, AO MESMO TEMPO, IMPLICA A ESFERA INDIVIDUAL, ALÉM
DE TORNAR AS AULAS MAIS ATRATIVAS E PRAZEROSAS. A EXPERIÊNCIA MOSTROU-SE DESAFIADORA, POIS LIDAR
COM UM PÚBLICO ADULTO REQUER DOS DOCENTES ATRIBUTOS QUE, POR VEZES, DIVERGEM DAQUELES QUE
SÃO COBRADOS NAS MODALIDADES EDUCACIONAIS REGULARES OU VOLTADAS PARA CRIANÇAS E
ADOLESCENTES. PORÉM, TAMBÉM PROPORCIONOU AOS DOCENTES O CRESCIMENTO COMO PROFISSIONAIS,
FAZENDO COM QUE ULTRAPASSASSEM OS LIMITES INDIVIDUAIS E ADENTRASSEM EM UMA ÁREA QUE, ATÉ
ENTÃO, ERA DESCONHECIDA POR ELES. OS RESULTADOS DESTE EXPERIMENTO ESTÃO PRESENTES NESTE ARTIGO
E VISAM À MELHORIA EDUCACIONAL NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA.