O PRESENTE ARTIGO, VISA APRESENTAR UMA ANÁLISE QUALITATIVA FEITA DENTRO DO SUBPROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ESPANHOL, ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS, SOBRE AS PERSPECTIVAS E OS DESAFIOS DOS EDUCADORES E EDUCANDOS EM RELAÇÃO AO ENSINO/APRENDIZAGEM DO ESPANHOL NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, EM PARTICULAR, NAS ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS ASSIS CHATEAUBRIAND E MONTE CARMELO, SITUADAS EM BAIRROS PERIF?RICOS DE CAMPINA GRANDE-PB.
OS RESULTADOS ENCONTRADOS NA ANÁLISE DEMONSTRARAM QUE A REALIDADE DE ENSINO DE ESPANHOL NAS ESCOLAS REGULARES AINDA APRESENTA MUITOS DESCOMPASSOS E DESAFIOS. COM BASE NISSO, ESTE ESTUDO ABRE ESPAÇO PARA A REFLEXÃO DA REALIDADE DO ENSINO DE ESPANHOL NAS ESCOLAS PÚBLICAS E OS DESAFIOS PRESENTES EM CADA INSTITUIÇÃO DE ENSINO. POR FIM, OS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS UTILIZADOS FORAM NOTAS DE CAMPO E QUESTIONÁRIOS COM PERGUNTAS ABERTAS, TAMBÉM CHAMADAS LIVRES, APLICADOS AOS PROFESSORES E AOS ALUNOS.