O PRESENTE TRABALHO TRATA DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM RECORTE TEÓRICO DE DEZ ANOS, AONDE, FORAM UTILIZADAS 16 OBRAS REFERENCIADAS EM TEXTO, AONDE SE DISCUTIU AS PRINCIPAIS DIFICULDADES VIVENCIADAS PELOS OS DOCENTES E AS ALTERNATIVAS QUE PODEM SER INCORPORADAS PARA ERRADICAR COM ESSA PRÁTICA, ALÉM DISSO, APRESENTAMOS AS CONTRIBUIÇÕES DE DOIS PROJETOS RELACIONADOS AO ENSINO DE BOTÂNICA: HORTA VERTICAL E HERB?RIO, QUE FORAM IDEALIZADOS E EXECUTADOS PELOS OS DISCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA - PIBID , COM O INTUITO DE VALORIZAR OS CONTEÚDOS DE PLANTAS, TORNANDO- O MAIS ATRATIVO E SIGNIFICATIVO. FICOU EVIDENTE AO LONGO DA NOSSA PESQUISA QUE A BOTÂNICA ? UMA ÁREA QUE TEM MUITAS DEFICIÊNCIAS A SEREM SUPERADAS E QUE A INTRODUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS NO PROCESSO DE ENSINO PODEM SER O INÍCIO DE UMA MUDANÇA PARA SOLUCIONAR ESSA QUESTÃO NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR.