A PARTIR DE EXTENSA DISCUSSÃO SOBRE HFC NO ENSINO DE FÍSICA REALIZADA NO GRUPO DE PIBIDIANOS, APRESENTAMOS EM UMA SALA DE AULA DE FÍSICA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO A ?ANEDOTA DA MA?? DE NEWTON? E INTENTAMOS UMA ABORDAGEM ANCORADA NA HFC NO SENTIDO DE DESCONSTRU?-LA. ASSIM, O OBJETIVO ERA DESCONSTRUIR A ?ANEDOTA DA MA?? DE NEWTON? NA ABORDAGEM DA QUEDA DOS CORPOS A PARTIR DA HFC. A ETAPA DE ESTUDO E PLANEJAMENTO DAS INTERVENÇÕES ENVOLVEU O ESTUDO DA HFC NO ENSINO, COM DISCUSSÕES NO GRUPO DE PIBIDIANOS, FOI ESCOLHIDO O CASO DA ?ANEDOTA DA MA?Ô POR SUA VISIBILIDADE, EM SALA DE AULA E LIVROS DIDÁTICOS, ENQUANTO CLARO EXEMPLO DE APRESENTAÇÃO EQUIVOCADA E DANOSA DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA. AS AULAS FORAM PLANEJADAS SEGUNDO MOMENTOS PEDAGÓGICOS E EXECUTADAS EM DOIS ENCONTROS DE 50 MINUTOS CADA. FOI-SE CONSTATADO UMA MUDANÇA SIGNIFICATIVA NO QUE SE DIZ RESPEITO AS CONCEPÇÕES PRÉ-EXISTENTES DOS ALUNOS SOBRE A CONSTRUÇÃO NÃO LINEAR DA CIÊNCIA APÓS O USO DA ABORDAGEM HFC. E COM ISSO IDENTIFICAMOS A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DESSE MÉTODO COM O INTUITO DE CONSTRUIR UM SENSO CRÍTICO NOS ESTUDANTES A RESPEITO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO FINALMENTE, PODEMOS RESSALTAR AINDA QUE APÓS REFLETIR SOBRE AS ATIVIDADES PROPOSTAS E EXECUTADAS NO PROGRAMA ATÉ ENTÃO, FICA CLARA A IMPORTÂNCIA PRESENTE EM AJUSTAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MANEIRA A ATENDER O CURRÍCULO ESCOLAR E ESTAREM DE ACORDO COM OS FATOS HISTÓRICOS QUE ENVOLVEM OS CONCEITOS QUE SÃO APRESENTADOS NAS AULAS DE FÍSICA.