Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA A DESCONSTRUÇÃO DA ?ANEDOTA DA MA?Ô NA SALA DE AULA DE FÍSICA

Palavra-chaves: HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA, ARIST?TELES, ISAAC NEWTON, QUEDA DOS CORPOS, QUEDA DOS CORPOS Pôster (PO) GT-04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64514
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 181
    "inscrito_id" => 332
    "titulo" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA A DESCONSTRUÇÃO DA ?ANEDOTA DA MA?Ô NA SALA DE AULA DE FÍSICA"
    "resumo" => "A PARTIR DE EXTENSA DISCUSSÃO SOBRE HFC NO ENSINO DE FÍSICA REALIZADA NO GRUPO DE PIBIDIANOS, APRESENTAMOS EM UMA SALA DE AULA DE FÍSICA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO A ?ANEDOTA DA MA?? DE NEWTON? E INTENTAMOS UMA ABORDAGEM ANCORADA NA HFC NO SENTIDO DE DESCONSTRU?-LA. ASSIM, O OBJETIVO ERA DESCONSTRUIR A ?ANEDOTA DA MA?? DE NEWTON? NA ABORDAGEM DA QUEDA DOS CORPOS A PARTIR DA HFC. A ETAPA DE ESTUDO E PLANEJAMENTO DAS INTERVENÇÕES ENVOLVEU O ESTUDO DA HFC NO ENSINO, COM DISCUSSÕES NO GRUPO DE PIBIDIANOS, FOI ESCOLHIDO O CASO DA ?ANEDOTA DA MA?Ô POR SUA VISIBILIDADE, EM SALA DE AULA E LIVROS DIDÁTICOS, ENQUANTO CLARO EXEMPLO DE APRESENTAÇÃO EQUIVOCADA E DANOSA DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA. AS AULAS FORAM PLANEJADAS SEGUNDO MOMENTOS PEDAGÓGICOS E EXECUTADAS EM DOIS ENCONTROS DE 50 MINUTOS CADA. FOI-SE CONSTATADO UMA MUDANÇA SIGNIFICATIVA NO QUE SE DIZ RESPEITO AS CONCEPÇÕES PRÉ-EXISTENTES DOS ALUNOS SOBRE A CONSTRUÇÃO NÃO LINEAR DA CIÊNCIA APÓS O USO DA ABORDAGEM HFC. E COM ISSO IDENTIFICAMOS A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DESSE MÉTODO COM O INTUITO DE CONSTRUIR UM SENSO CRÍTICO NOS ESTUDANTES A RESPEITO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO FINALMENTE, PODEMOS RESSALTAR AINDA QUE APÓS REFLETIR SOBRE AS ATIVIDADES PROPOSTAS E EXECUTADAS NO PROGRAMA ATÉ ENTÃO, FICA CLARA A IMPORTÂNCIA PRESENTE EM AJUSTAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MANEIRA A ATENDER O CURRÍCULO ESCOLAR E ESTAREM DE ACORDO COM OS FATOS HISTÓRICOS QUE ENVOLVEM OS CONCEITOS QUE SÃO APRESENTADOS NAS AULAS DE FÍSICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA, ARIST?TELES, ISAAC NEWTON, QUEDA DOS CORPOS, QUEDA DOS CORPOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA20_ID332_15102019185447.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAVI SOUSA TEIXEIRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "DAVE"
    "autor_email" => "davefisica58@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA - CAMPUS VIII"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64514
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 181
    "inscrito_id" => 332
    "titulo" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA A DESCONSTRUÇÃO DA ?ANEDOTA DA MA?Ô NA SALA DE AULA DE FÍSICA"
    "resumo" => "A PARTIR DE EXTENSA DISCUSSÃO SOBRE HFC NO ENSINO DE FÍSICA REALIZADA NO GRUPO DE PIBIDIANOS, APRESENTAMOS EM UMA SALA DE AULA DE FÍSICA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO A ?ANEDOTA DA MA?? DE NEWTON? E INTENTAMOS UMA ABORDAGEM ANCORADA NA HFC NO SENTIDO DE DESCONSTRU?-LA. ASSIM, O OBJETIVO ERA DESCONSTRUIR A ?ANEDOTA DA MA?? DE NEWTON? NA ABORDAGEM DA QUEDA DOS CORPOS A PARTIR DA HFC. A ETAPA DE ESTUDO E PLANEJAMENTO DAS INTERVENÇÕES ENVOLVEU O ESTUDO DA HFC NO ENSINO, COM DISCUSSÕES NO GRUPO DE PIBIDIANOS, FOI ESCOLHIDO O CASO DA ?ANEDOTA DA MA?Ô POR SUA VISIBILIDADE, EM SALA DE AULA E LIVROS DIDÁTICOS, ENQUANTO CLARO EXEMPLO DE APRESENTAÇÃO EQUIVOCADA E DANOSA DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA. AS AULAS FORAM PLANEJADAS SEGUNDO MOMENTOS PEDAGÓGICOS E EXECUTADAS EM DOIS ENCONTROS DE 50 MINUTOS CADA. FOI-SE CONSTATADO UMA MUDANÇA SIGNIFICATIVA NO QUE SE DIZ RESPEITO AS CONCEPÇÕES PRÉ-EXISTENTES DOS ALUNOS SOBRE A CONSTRUÇÃO NÃO LINEAR DA CIÊNCIA APÓS O USO DA ABORDAGEM HFC. E COM ISSO IDENTIFICAMOS A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DESSE MÉTODO COM O INTUITO DE CONSTRUIR UM SENSO CRÍTICO NOS ESTUDANTES A RESPEITO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO FINALMENTE, PODEMOS RESSALTAR AINDA QUE APÓS REFLETIR SOBRE AS ATIVIDADES PROPOSTAS E EXECUTADAS NO PROGRAMA ATÉ ENTÃO, FICA CLARA A IMPORTÂNCIA PRESENTE EM AJUSTAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MANEIRA A ATENDER O CURRÍCULO ESCOLAR E ESTAREM DE ACORDO COM OS FATOS HISTÓRICOS QUE ENVOLVEM OS CONCEITOS QUE SÃO APRESENTADOS NAS AULAS DE FÍSICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA, ARIST?TELES, ISAAC NEWTON, QUEDA DOS CORPOS, QUEDA DOS CORPOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA20_ID332_15102019185447.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAVI SOUSA TEIXEIRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "DAVE"
    "autor_email" => "davefisica58@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA - CAMPUS VIII"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

A PARTIR DE EXTENSA DISCUSSÃO SOBRE HFC NO ENSINO DE FÍSICA REALIZADA NO GRUPO DE PIBIDIANOS, APRESENTAMOS EM UMA SALA DE AULA DE FÍSICA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO A ?ANEDOTA DA MA?? DE NEWTON? E INTENTAMOS UMA ABORDAGEM ANCORADA NA HFC NO SENTIDO DE DESCONSTRU?-LA. ASSIM, O OBJETIVO ERA DESCONSTRUIR A ?ANEDOTA DA MA?? DE NEWTON? NA ABORDAGEM DA QUEDA DOS CORPOS A PARTIR DA HFC. A ETAPA DE ESTUDO E PLANEJAMENTO DAS INTERVENÇÕES ENVOLVEU O ESTUDO DA HFC NO ENSINO, COM DISCUSSÕES NO GRUPO DE PIBIDIANOS, FOI ESCOLHIDO O CASO DA ?ANEDOTA DA MA?Ô POR SUA VISIBILIDADE, EM SALA DE AULA E LIVROS DIDÁTICOS, ENQUANTO CLARO EXEMPLO DE APRESENTAÇÃO EQUIVOCADA E DANOSA DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA. AS AULAS FORAM PLANEJADAS SEGUNDO MOMENTOS PEDAGÓGICOS E EXECUTADAS EM DOIS ENCONTROS DE 50 MINUTOS CADA. FOI-SE CONSTATADO UMA MUDANÇA SIGNIFICATIVA NO QUE SE DIZ RESPEITO AS CONCEPÇÕES PRÉ-EXISTENTES DOS ALUNOS SOBRE A CONSTRUÇÃO NÃO LINEAR DA CIÊNCIA APÓS O USO DA ABORDAGEM HFC. E COM ISSO IDENTIFICAMOS A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DESSE MÉTODO COM O INTUITO DE CONSTRUIR UM SENSO CRÍTICO NOS ESTUDANTES A RESPEITO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO FINALMENTE, PODEMOS RESSALTAR AINDA QUE APÓS REFLETIR SOBRE AS ATIVIDADES PROPOSTAS E EXECUTADAS NO PROGRAMA ATÉ ENTÃO, FICA CLARA A IMPORTÂNCIA PRESENTE EM AJUSTAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MANEIRA A ATENDER O CURRÍCULO ESCOLAR E ESTAREM DE ACORDO COM OS FATOS HISTÓRICOS QUE ENVOLVEM OS CONCEITOS QUE SÃO APRESENTADOS NAS AULAS DE FÍSICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.