N?O ? RARO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL APRESENTAREM DIFICULDADES, NO QUE CONCERNE ? LEITURA E ? PRODUÇÃO DE TEXTOS. A ESCOLA TEM-SE APRESENTADO COMO INSTRUMENTO DE REPARAÇÃO DESSE QUADRO, POIS ENTENDE QUE ? A PARTIR DESSAS COMPETÊNCIAS QUE SE INSTRUMENTALIZAM INDIV?DUOS NO SENTIDO DE EXERCER UMA COMUNICAÇÃO DE FORMA CLARA E OBJETIVA. COMO ENTÃO MINIMIZAR AS DIFICULDADES NO TOCANTE A ESSAS PRÁTICAS? NESSE SENTIDO, DESENVOLVEU-SE ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID), JUNTO AOS ALUNOS DO 6º (SEXTO) ?A?, NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL LUZIA MAIA, O PROJETO LENDO E APRENDENDO POEMAS COM A LITERATURA INFANTIL, CUJO OBJETIVO PRINCIPAL ? CONDUZIR O ALUNO NO APRIMORAMENTO DO ATO DE LEITURA E DA ESCRITA. PARA EXECUÇÃO DOS TRABALHOS FORAM APLICADAS, JUNTO A ELES, RODAS DE LEITURA, DINÂMICAS VOLTADAS PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL, CORREÇÕES DE ATIVIDADES REALIZADAS DE FORMA INDIVIDUAL. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM UMA ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA, DESENVOLVIDA DURANTE OS MESES DE ABRIL A AGOSTO DE 2019. UTILIZARAM-SE PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, AS CONSIDERAÇÕES DE KOCH (2009), MOTTA-ROTH (2006), POSSENTI (2005), ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTARAM QUE, OS ALUNOS APRESENTAM ESSAS DIFICULDADES POR NÃO SEREM MOTIVADOS A ADQUIRIREM O H?BITO DA LEITURA E DA ESCRITA, EM ALGUNS CASOS, AS ATIVIDADES SÃO CONSIDERADAS CANSATIVAS E DESINTERESSANTES, NO SENTIDO DE QUE A ESCOLA PRECISA CRIAR UM AMBIENTE PROP?CIO PARA DESENVOLVER ESSES MOMENTOS, TORNANDO-AS ATRATIVAS, OFERECENDO AOS ALUNOS, CONDIÇÕES PARA EXPANDIREM SEU VOCABULÁRIO E PRODUZIREM TEXTOS COERENTES, COM CAPACIDADE PARA IREM ALÉM DO ATO DE DECODIFIC?-LOS.