O ARTIGO ORA APRESENTADO VISA DISCUTIR OS ELEMENTOS HISTÓRICO-ONTOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR SOB O ÂMBITO DA PEDAGOGIA TRADICIONAL EM SUA DIMENSÃO FORMATIVA. ESTANDO ANCORADO NA DIMENSÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DOS INTELECTUAIS DEMERVAL SAVIANNI (2009) E NEWTON DUARTE (2010), O ESFOR?O PRESENTE NESTE ARTIGO ? O DIÁLOGO ENTRE AS CATEGORIAS ANALÍTICAS E O MUNDO SOCIAL OBJETIVADO. PARTIMOS DA EXPERIÊNCIA NO SUBPROJETO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM SOCIOLOGIA CAPES- UEPB, COMO DADO DE MEDIAÇÃO PARA NOSSA ANÁLISE. A METODOLOGIA QUE CONDUZIU ESSE ESTUDO ? DE NATUREZA QUALITATIVA, UMA VEZ QUE AS REFLEXÕES ORIUNDAS DO NOSSO OBJETO EXIGIRAM UMA ANÁLISE DESTA NATUREZA. O OBJETIVO DO MESMO RESIDE NA CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO HUMANA, A PARTIR DAS REFLEXÕES NO QUE DIZ RESPEITO AOS PROCESSOS EDUCATIVOS E SEUS DESDOBRAMENTOS NA FORMAÇÃO DO SER SOCIAL A MATRIZ EPISTEMOLÓGICA A QUAL ESTE TRABALHA SE FILIA ? O MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÍTICO, ISTO ?, TRABALHAREMOS COM AS CATEGORIAS FORMAÇÃO HUMANA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E TRABALHO. O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO, ANCORA-SE EM UMA CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE DOS FUNDAMENTOS E DETERMINAÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR.