TAL ATIVIDADE OCORREU NO AMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DA CAPES, E FOI MINISTRADA NA E.E.E.F.M FRANCISCO ERNESTO DO RÊGO EM QUEIMADAS - PB, PELOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARTICIPANTES DO PROGRAMA, OS PARTICIPANTES FORAM OS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, EM UMA TURMA DE NIVELAMENTO. OS CONTEÚDOS MATEMATICOS ESTUDADOS DEVEM SER ABORDADOS COMO UMA FORMA DE REVISÃO. TENDO EM MENTE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS NA COMPREESÃO DOS CONCEITOS DE FRAÇÕES, PELO FATO DE QUE EM DIVERSAS VEZES, TAIS CONCEITOS SÃO VISTOS DE MANEIRA EXPOSITIVA, NA QUAL O ALUNO ? LEVADO A DECORAR CERTAS REGRAS, QUE SE APLICAM ÀS SUAS OPERAÇÕES. DESCIDIMOS DESENVOLVER UMA PROPOSTA METODOLOGICA, PARTINDO INICIALMENTE, DE UM PROBLEMA ABERTO, COM O QUAL OS ALUNOS ESTARIAM LIVRES PARA UTILIZAR AS ESTRATÉGIAS QUE ACREDITASSEM SER MELHOR, EM CONJUNTO COM ESSA ATIVIDADE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZAMOS MATERIAIS CONCRETOS, DISCOS DE FRAÇÕES, PARA QUE OS ALUNOS CONSEGUISSEM FAZER UMA MEDIAÇÃO ENTRE O MODELO ALG?BRICO COM O PROBLEMA. NO TERMINO DESSA ATIVIDADE PROPOMOS QUE OS ALUNOS DESENVOLVESSEM SEUS PRÓPRIOS PROBLEMAS, FORMULANDO-OS. OS MATERIAIS CONCRETOS OCUPARAM UM PAPEL DE DESTAQUE NA ATIVIDADE, POIS ELES FORAM UTILIZADOS COMO UMA FORMA DE VALIDAR O ENSINO DE FRAÇÕES, TORNANDO-O MAIS SIGNIFICATIVO PARA OS ALUNOS. ACREDITAMOS QUE ATRAVÉS DE ATIVIDADES COMO ESSA ? POSSÍVEL HAVER UMA QUEBRA DE BARREIRAS AO SE TRABALHAR COM CONCEITOS UM TANTO ESTRANHOS E, ASSIM, LEVAR OS ALUNOS A COMPREENDEREM O CONTEÚDO DE FRAÇÕES.