O TRABALHO PROPOSTO, DIRECIONA A REFLEXÃO ACERCA DO GÊNERO TEXTUAL AUTOBIOGRAFIA, PARA TURMAS DO FUNDAMENTAL II, VISTO QUE SE ESTABELECE UMA INTERAÇÃO S?CIO DISCURSIVA, EM SALA DE AULA. TENDO COMO OBJETIVO MOSTRAR A EXPERIÊNCIA, ENQUANTO RESIDENTES PEDAGÓGICOS, A DIFICULDADE DE SAIR DOS PAR?METROS TRADICIONAIS DE ENSINO E O BENEFICIO DE QUE AULAS MAIS DINÂMICAS, SEM USAR O TEXTO COMO PRETEXTO, RENDEM BONS RESULTADOS NAS AULAS DE PORTUGUÊS. A DISCUSSÃO SOBRE ESSES NOVOS MÉTODOS, RENOVAM A SALA DE AULA, DE MANEIRA QUE OS ALUNOS TRANSFORMEM A VISÃO DISTORCIDA SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS, EM ALGO PRODUTIVO PARA ALÉM DA SALA DE AULA, DESPERTANDO O INTERESSE POR NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO. A PARTIR, DAS TEORIAS LEVANTADAS POR MARCUSHI, RESSALTANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS E DAS DIVERSAS FORMAS DE INTERAÇÃO, OBTIVEMOS APROVEITAMENTO TOTAL DAS AULAS, DEVIDO AS PARTICIPAÇÕES QUE FORAM PERPASSADAS, RESULTANTE DAS DISCUSSÕES DA AUTOBIOGRAFIA.