A MEMÓRIA LITERÁRIA TRAZ CONSIGO UM PROP?SITO S?CIO COMUNICATIVO DE RECUPERAR, NUM RELATO ESCRITO DE FORMA CONTEMPOR?NEA, VIVÊNCIAS DE TEMPOS MAIS DISTANTES, RELACIONADOS A LUGARES, OBJETOS, PESSOAS, FATOS, SENTIMENTOS, VALORES VIVENCIADOS OU NÃO PELO AUTOR. COM BASE NISSO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RESGATAR AS MEMÓRIAS DE PESSOAS DA COMUNIDADE E DE TRABALHAR O GÊNERO TEXTUAL ENQUANTO ALICERCES NA LEITURA, NA ESCRITA E NA PRODUÇÃO TEXTUAL. PARA TANTO ELABORAMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO TEXTUAL MEMÓRIA LITERÁRIA QUE FOI DESENVOLVIDA NUMA TURMA DO 7º ANO DA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDR?-PB. COMO BASE TEÓRICA, UTILIZAMOS OS PRESSUPOSTOS DE BAKHTIN (1997) A RESPEITO DOS GÊNEROS TEXTUAIS E SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO DE SALA DE AULA, ALÉM DE DION?SIO (2005), FERNANDES (2009), ENTRE OUTROS. O TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL PROPOSTO FOI BASTANTE RELEVANTE, POIS A APROXIMAÇÃO COM A TURMA SE DEU ATRAVÉS DE TEXTOS QUE LEVARAM OS ALUNOS A SE SENTIREM OUVIDOS, POIS AO LER AS HISTÓRIAS LEVADAS PELA PROFESSORA, IDENTIFICARAM-SE E PUDERAM NARRAR SUAS PRÓPRIAS HISTÓRIAS E LEMBRANÇAS DE OUTRORA, PREVALECENDO UMA AULA DE PORTUGUÊS DIALOGADA, MUITO EMBORA OS ALUNOS SEJAM JOVENS, SÃO SUJEITOS QUE TEM SUA PRÓPRIA HISTÓRIA E ESTÃO A CONSTRUIR SUA IDENTIDADE ENQUANTO SUJEITO SOCIAL. ALÉM DISSO, OS ALUNOS COMPREENDERAM A FUNÇÃO SOCIAL DA MEMÓRIA LITERÁRIA QUE ? RESGATAR A VIVÊNCIA DAQUELAS PESSOAS QUE FIZERAM HISTÓRIA EM NOSSA COMUNIDADE. NESSE SENTIDO, O PROJETO LITERÁRIO CONSTRUIU A CONSTRUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DAS PRATICAS COMUNICATIVAS DA LINGUAGEM DENTRO DO CONTEXTO SOCIAL.