O ENSINO GRAMATICAL ? UM IMPORTANTE PILAR DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. POR ESSA RAZ?O, TORNA-SE, MUITAS VEZES, PREDOMINANTEMENTE METALINGUÍSTICO NESSAS AULAS. ESSA ÊNFASE FOI HISTORICAMENTE CONSTRUÍDA E CONTINUA SENDO REITERADA NAS ESCOLAS ATRAVÉS DE UM ESTUDO RESTRITO A CLASSIFICAÇÕES MORFOLÓGICAS E SINTÁTICAS. EM VISTA DISSO, ? QUE SE FAZ NECESSÁRIA A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA PARA PROPICIAR REFLEXÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA. CONSIDERANDO A ESSENCIALIDADE DESSA PRÁTICA EM SALA DE AULA, ESTE RESUMO EXPANDIDO CENTRA-SE NA APRESENTAÇÃO DE UM CONJUNTO DE ATIVIDADES CONCENTRADAS NO ESTUDO DE CONECTORES, RECONHECENDO-OS EM SUAS FUNÇÕES SINTÁTICAS E SEM?NTICAS. O PRESENTE TRABALHO ? FRUTO DE UMA INTERVENÇÃO COMO BOLSISTA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, A QUAL REALIZAMOS NA ESCOLA MUNICIPAL TIRADENTES EM MONTEIRO-PB EM UMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE UMA SEMANA. O TRABALHO COM ESSE ASSUNTO FOI DETERMINADO PELO PLANO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO QUE TEVE COMO BASE AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES COBRADAS PELA PROVA BRASIL. NOSSO OBJETIVO ? REITERAR A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO CONTEXTUALIZADO DA LÍNGUA E REFLETIR SOBRE A RELEVÂNCIA DOS CONECTORES NO PROCESSO DE CONEXÃO LÓGICO-DISCURSIVO ENTRE AS PARTES DO TEXTO. PARA TANTO, APOIAMO-NOS TEORICAMENTE EM ANTUNES (2005, 2014), BEZERRA E REINALDO (2013) E SOARES (2002). OS RESULTADOS DA NOSSA PROPOSTA MOSTRARAM-SE SATISFATÓRIOS, UMA VEZ QUE PROMOVEU A REFLEXÃO DE TERMOS QUE USAMOS COTIDIANAMENTE, INSTIGOU O PENSAMENTO DOS ALUNOS ACERCA DA FUNÇÃO DOS CONECTORES E PROMOVEU PARTICIPAÇÃO E INTERESSE PELAS AULAS DE PORTUGUÊS.