MUITO SE TEM DISCUTIDO SOBRE COMO ENSINAR LÍNGUA PORTUGUESA ENVOLVENDO TODOS OS EIXOS QUE COMP?EM A LÍNGUA, NÃO PRIORIZANDO APENAS AS REGRAS GRAMATICAIS. NESTE TRABALHO, SELECIONAMOS O GÊNERO RELATO PESSOAL, COM VISTAS A TRABALHAR O REFERIDO GÊNERO ATRAVÉS DE UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA AO LONGO DA ATUAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA CIDADE INTEGRAL TÉCNICA NO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PB, OBJETIVANDO APRIMORAR O PROCESSO DE ESCRITA DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA REFERIDA ESCOLA. ESTA PESQUISA FUNDAMENTA-SE BIBLIOGRAFICAMENTE NOS ESTUDOS DE BAKHTIN (2003), MARCUSHI (2007) E O DOCUMENTO DA BNCC. PORTANTO, OBSERVOU-SE QUE O TRABALHO COM ESSA PROPOSTA TEXTUAL APERFEI?OOU A ESCRITA DOS ALUNOS, TAL COMO A PRÁTICA DE ENSINO DO PROFESSOR, POIS, O MESMO TEVE UM CONTATO MAIOR COM O COTIDIANO DE SEUS EDUCANDOS, PODENDO FACILITAR SUA PRÁTICA DE ENSINO EM SALA DE AULA E, POSSIBILITOU AOS ALUNOS UM APRIMORAMENTO DE SUAS ARGUMENTAÇÕES E UMA MELHOR EXPOSIÇÃO ACERCA DE SUAS IDEAIS, PENSAMENTOS E SUAS PRÓPRIAS VIVÊNCIAS. PORTANTO, O TRABALHO COM O GÊNERO RELATO PESSOAL CONTRIBUIU DE FORMA SIGNIFICATIVA, INSTIGANDO A AUTONOMIA DOS ALUNOS SUJEITOS DA PESQUISA NO TOCANTE A PRODUÇÃO TEXTUAL.