MUITOS DESAFIOS SÃO ENFRENTADOS PELO PROFESSOR EM SALA DE AULA, UM DELES MUITAS VEZES ? TRAZER ALGO MAIS DIN?MICO E QUE CONTRIBUA PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. NO ENTANTO ESSAS ATIVIDADES PRECISAM SER CONDIZENTES COM A REALIDADE, SEREM APLIC?VEIS AO NÍVEL DA TURMA E BEM ELABORADAS DE ACORDO COM A REALIDADE ESCOLAR, PARA QUE AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES SEJAM ATINGIDAS. DESSA FORMA, UMA DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA SÃO AS ATIVIDADES LÚDICAS, QUE POSSUEM UM CARÁTER MAIS DIN?MICO E POSSIBILITAM A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. NESSE CONTEXTO, A PRESENTE PESQUISA VEM ABORDAR A IMPORTÂNCIA E UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA NA TURMA DE 6º ANO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RODRIGUES DE CARVALHO, SITUADA NA CIDADE DE ARAÇAGI/PB INSERIDA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - SUBPROJETO GEOGRAFIA - CAMPUS III. ALÉM DISSO, A PESQUISA VISA MOSTRAR A RELEVÂNCIA DO LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS FORAM DECORRENTES DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A RESPEITO DA TEMÁTICA E A ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE PLANEJADA E DESENVOLVIDA NA RESPECTIVA TURMA.