DADA A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR NO ÂMBITO EDUCACIONAL EM TORNO DA PREPARAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS PARA A PROVA BRASIL, A PARTIR DE DESCRITORES PROPOSTOS PELA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS FINAIS, DESENVOLVEMOS UMA SÉRIE DE AULAS AO LONGO DO ANO LETIVO NA ESCOLA MUNICIPAL TIRADENTES, SITUADA NA CIDADE DE MONTEIRO-PB, MAIS ESPECIFICADAMENTE EM UMA TURMA DO NONO ANO. ASSIM, SURGE A PROPOSTA DO REFERIDO TRABALHO: APRESENTAR OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS RESIDENTES AO LONGO DA JORNADA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO TOCANTE A PREPARAR AULAS TENDO COMO BASE OS DESCRITORES, BEM COMO LECIONAR BUSCANDO DESENVOLVER AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS REQUERIDAS POR CADA DESCRITOR. PARA TANTO, APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO COM SEIS RESIDENTES, NO QUAL ELES DEVERIAM CITAR PELO MENOS TRÊS DESAFIOS ENCONTRADOS AO TRABALHAR COM OS DESCRITORES. AINDA BUSCAMOS EXPOR O QUANTO FOI SIGNIFICATIVO ESSE TRABALHO PARA NOSSA FORMAÇÃO ACADÊMICA E ENQUANTO SUJEITOS QUE NECESSITAM RESSIGNIFICAR SUAS PRÁTICAS, A FIM DE ATENDER ÀS DEMANDAS EXISTENTES NO CERNE DA EDUCAÇÃO FORMADORA.