A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NO COTIDIANO ESCOLAR ? RELEVANTE NA APRENDIZAGEM DO ALUNO E NA PRÁTICA DOCENTE, POIS POSSIBILITA TRABALHAR COM DIFERENTES TEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR, ENTRE ELAS, A QUESTÃO DE GÊNERO E RACIAIS TEMAS IMPORTANTES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR SOBRE A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO REALIZADO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO EDUCADORAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO SUBPROJETO EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I. UTILIZAMOS COMO RECURSOS VÍDEOS HISTÓRIAS ANIMADAS, PARA INCENTIVAR OS EDUCANDOS A CONSTRU?REM LIVROS DE HISTÓRIAS. CONSIDERAMOS QUE A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NO CONTEXTO DA SALA DE AULA ? RELEVANTE PORQUE POSSIBILITA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FORMA LÚDICA E DINÂMICA, TORNANDO A APRENDIZAGEM MAIS PRAZEROSA.