ENSINAR E APRENDER SÃO PRÁTICAS QUE SE TORNAM CADA VEZ MAIS DESAFIADORAS, POR ISSO O MÉTODO QUE O PROFESSOR UTILIZA PARA MINISTRAR UMA AULA DEVE SER ESCOLHIDO ESTRATEGICAMENTE, PENSANDO EM COMO O CONTEÚDO VAI SER APRESENTADO AOS ALUNOS E EM QU? VAI CONTRIBUIR PARA SUA APRENDIZAGEM. NESTE SENTIDO, OBJETIVA-SE, AQUI, APRESENTAR UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA UTILIZADA POR ALGUNS COLEGAS/RESIDENTES PROFESSORES DURANTE DUAS INTERVENÇÕES EM SALA DE AULA, NO ÂMBITO DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/LÍNGUA ESPANHOLA, COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ECI FRANCISCO ASSIS GONZAGA, SITUADA NA CIDADE DA PRATA, PB. ATRAVÉS DAS NOSSAS OBSERVAÇÕES, ANALISAMOS SE AS METODOLOGIAS ADOTADAS SÃO, DE FATO, ADEQUADAS E SE COLABORAM PARA O APRENDIZADO ESPERADO, COM A PARTICIPAÇÃO/INCLUSÃO DE TODO O GRUPO. TAMBÉM LEVAMOS EM CONSIDERAÇÃO A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR COMO INTERMEDIÁRIO DE TODO ESSE PROCESSO. PARA A FUNDAMENTAÇÃO, RECORREMOS A CONSIDERAÇÕES DE FREIRE (2011), MEDINA (2009), LEFFA (1999). NEM SEMPRE A METODOLOGIA UTILIZADA PELAS PROFESSORAS FOI MUITO SIGNIFICATIVA, TALVEZ ESTEJA ATRELADA A UMA QUESTÃO DE CREN?A, QUE ? CRIADO ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS OU CONSTRUÍDAS NO SEU MEIO SOCIAL. NESTE SENTIDO, O QUE, NO ENTANTO, PODE SER SUPERADO COM MAIS REFLEXÃO SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE E, CONSEQUENTEMENTE, O REPENSAR DAS ESCOLHAS EM RELAÇÃO A PROPOSTAS E ATIVIDADES.