O TRABALHO COM A LEITURA EM SALA DE AULA CONSTITUI UMA DIFICULDADE A SER ENFRENTADA PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, TENDO EM VISTA OS ENTRAVES QUE SURGEM DURANTE O PROCESSO, PRINCIPALMENTE A FALTA DE MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NO QUE SE REFERE AO ATO DE LER. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR AS PRÁTICAS DE LEITURA DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA NA VIG?NCIA DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NAS TURMAS DE 7? E 8º ANO DO CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL LUZIA MAIA, DURANTE A OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA, COM BASE NOS ESTUDOS DE GERALDI (1999), VOLTADOS PARA A ABORDAGEM TEXTUAL NA SALA DE AULA E MARCUSCHI (2003), QUE DESENVOLVEU PESQUISAS SOBRE A COMPREENSÃO DOS TEXTOS VEICULADOS PELOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. DESTE MODO, A PRESENTE PESQUISA DISCUTE METODOLOGIAS RELACIONADAS AO TRABALHO COM A LEITURA E CAPAZES DE POSSIBILITAR UMA APROXIMAÇÃO ENTRE OS TEXTOS E OS ALUNOS, ENTRETANTO, SÃO METODOLOGIAS QUE REQUEREM UMA DISPONIBILIZAÇÃO NECESSÁRIA DE TEMPO, VISTO QUE, O TRABALHO COM A LEITURA NÃO PODE SER REALIZADO DE FORMA EFICAZ EM UM ESPAÇO DE TEMPO REDUZIDO.