Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O PERFIL DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO NOTURNO E O DESAFIO DAS INTERVENÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INCENTIVO À DOCÊNCIA (PIBID)

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO, PIBID, LEITURA E ESCRITA Comunicação Oral (CO) EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NO PIBID: DISCUSSÃO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS EM CONJUNTO COM PROFESSORES SUPERVISORES
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6470
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 334
    "inscrito_id" => 929
    "titulo" => "O PERFIL DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO NOTURNO E O DESAFIO DAS INTERVENÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INCENTIVO À DOCÊNCIA (PIBID)"
    "resumo" => "Este texto discute o perfil dos alunos do Ensino Médio Noturno de uma Escola Pública de Floriano-PI e as intervenções realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID) na área da Gestão, realizadas a partir do Projeto Viver é Ler, de incentivo à leitura e escrita. Teve como suportes teóricos como Armstrong (2008), Brasil (2014), Carvalho e Ibiapina (2009) Freire (1989,1996) e Sacristián (2000). Como metodologia de trabalho averiguamos o perfil do aluno através de questionários, intervenções que se adequaram à realidade dos alunos e lhes proporcionaram mudanças significativas. Percebemos como resultado, uma boa aceitação das atividades por parte dos alunos, elevação da  autoestima, maior interesse pelos conteúdos curriculares, participação dos alunos nas atividades realizadas pelos bolsistas, entre outras. Concluímos que a presença do PIBD é importante para a formação dos graduando em Pedagogia como para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos da educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NO PIBID: DISCUSSÃO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS EM CONJUNTO COM PROFESSORES SUPERVISORES"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, PIBID, LEITURA E ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_21_48_19_idinscrito_929_f101c69dbcc0d2d881df78daa015ba7a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELI LARISSA DA SILVA BOTELHO"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELI BOTELHO"
    "autor_email" => "rafaelibotelho@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6470
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 334
    "inscrito_id" => 929
    "titulo" => "O PERFIL DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO NOTURNO E O DESAFIO DAS INTERVENÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INCENTIVO À DOCÊNCIA (PIBID)"
    "resumo" => "Este texto discute o perfil dos alunos do Ensino Médio Noturno de uma Escola Pública de Floriano-PI e as intervenções realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID) na área da Gestão, realizadas a partir do Projeto Viver é Ler, de incentivo à leitura e escrita. Teve como suportes teóricos como Armstrong (2008), Brasil (2014), Carvalho e Ibiapina (2009) Freire (1989,1996) e Sacristián (2000). Como metodologia de trabalho averiguamos o perfil do aluno através de questionários, intervenções que se adequaram à realidade dos alunos e lhes proporcionaram mudanças significativas. Percebemos como resultado, uma boa aceitação das atividades por parte dos alunos, elevação da  autoestima, maior interesse pelos conteúdos curriculares, participação dos alunos nas atividades realizadas pelos bolsistas, entre outras. Concluímos que a presença do PIBD é importante para a formação dos graduando em Pedagogia como para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos da educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NO PIBID: DISCUSSÃO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS EM CONJUNTO COM PROFESSORES SUPERVISORES"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, PIBID, LEITURA E ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_21_48_19_idinscrito_929_f101c69dbcc0d2d881df78daa015ba7a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELI LARISSA DA SILVA BOTELHO"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELI BOTELHO"
    "autor_email" => "rafaelibotelho@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

Este texto discute o perfil dos alunos do Ensino Médio Noturno de uma Escola Pública de Floriano-PI e as intervenções realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID) na área da Gestão, realizadas a partir do Projeto Viver é Ler, de incentivo à leitura e escrita. Teve como suportes teóricos como Armstrong (2008), Brasil (2014), Carvalho e Ibiapina (2009) Freire (1989,1996) e Sacristián (2000). Como metodologia de trabalho averiguamos o perfil do aluno através de questionários, intervenções que se adequaram à realidade dos alunos e lhes proporcionaram mudanças significativas. Percebemos como resultado, uma boa aceitação das atividades por parte dos alunos, elevação da autoestima, maior interesse pelos conteúdos curriculares, participação dos alunos nas atividades realizadas pelos bolsistas, entre outras. Concluímos que a presença do PIBD é importante para a formação dos graduando em Pedagogia como para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos da educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.