Este texto discute o perfil dos alunos do Ensino Médio Noturno de uma Escola Pública de Floriano-PI e as intervenções realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID) na área da Gestão, realizadas a partir do Projeto Viver é Ler, de incentivo à leitura e escrita. Teve como suportes teóricos como Armstrong (2008), Brasil (2014), Carvalho e Ibiapina (2009) Freire (1989,1996) e Sacristián (2000). Como metodologia de trabalho averiguamos o perfil do aluno através de questionários, intervenções que se adequaram à realidade dos alunos e lhes proporcionaram mudanças significativas. Percebemos como resultado, uma boa aceitação das atividades por parte dos alunos, elevação da autoestima, maior interesse pelos conteúdos curriculares, participação dos alunos nas atividades realizadas pelos bolsistas, entre outras. Concluímos que a presença do PIBD é importante para a formação dos graduando em Pedagogia como para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos da educação básica.