Este trabalho objetiva discutir e analisar as ementas das disciplinas Literatura Brasileira I, II, III, IV e Leitura do Curso Letras Vernáculas/CAMEAM/UERN, no tocante a sua adequação ao trabalho com o texto literário, visando à formação leitora do graduando em Letras/Português, também, futuro formador de leitor. Para auxiliar e reforçar a análise, nos fundamentamos em Guedes (2006), Leahy-Dios (2001), Leyla Perróne (1988), Silva (2006) entre outros. Nossa investigação constata que, nas ementas analisadas, não há espaço para o estudo do texto literário, com vistas a um trabalho mais prático, mais direcionado a formação de leitor daquele que um dia será um formador. Com isso, somos levados a reconhecer que a teoria é fundamental na formação do professor, visto que deve embasar sua prática, nortear seu dia-a-dia em sala de aula, entretanto, esta última parte, a prática, não tem ênfase nas ementas das disciplinas, sendo necessário a reformulação desse ementário, para que possa atender a formação mais eficaz, no tocante ao ensino de leitura literária.