Propomos neste texto o desvelamento de memórias a partir das narrativas (auto) biográficas de uma docente aposentada que lecionou no magistério primário de 1960 a 1990, na cidade de Governador Dix-Sept Rosado no Estado do Rio Grande do Norte-RN. Objetivamos neste artigo, apresentar, por meio das narrativas (auto) biográficas da professora Maria Divina de Souza Freitas, suas experiências significantes construídas no âmago da sala de aula. A metodologia baseada na história de vida, constitui-se de entrevistas gravadas, orientadas por um roteiro que contemplou as experiências da infância até à carreira profissional. O aporte teórico sobre narrativas (auto) biográficas e história de vida, está ancorado em pesquisadores como Dominicé (2010), Jossó (2010) e Nóvoa (2010). No âmbito da História da Educação, fundamentamo-nos, sobretudo, em Saviani (2005). As narrativas (auto)biográficas da professora possibilitou que ela refizesse seu itinerário na docência, (re)segnificando os sentidos das suas experiências vividas e conservadas pela memória.