SILVA, Girleide Maria Da. A matemática do vestuário. VI CONEDU - Vol 2... Campina Grande: Realize Editora, 2020. p. 220-239. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/65222>. Acesso em: 21/12/2024 12:12
A INVESTIGAÇÃO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS EM AMBIENTES PROFISSIONAIS PARA CONFECÇÃO DE PEÇAS DO VESTUÁRIO E SUA APLICAÇÃO EM AMBIENTE ESCOLAR, NA PERCEPTIVA DA MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA PARA APRENDIZAGEM, FOI O OBJETIVO DESTE ESTUDO DE NATUREZA QUANTI-QUALITATIVA. ANALISAMOS OBRAS REFERENTES A MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA INDUMENTÁRIA, ESTRUTURAÇÃO DOS TECIDOS E A INVESTIGAÇÃO POR MEIO DE PESQUISA DE CAMPO COM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS A CORTADORES, MODELISTAS E COSTUREIRAS, QUE RELATARAM O USO DA MATEMÁTICA NO SEU COTIDIANO PROFISSIONAL. NAS ENTREVISTAS IDENTIFICAMOS A PRESENÇA DE DIVERSOS TEMAS MATEMÁTICOS COMO: UNIDADE DE MEDIDA, PROPORÇÃO, SIMETRIA, ÂNGULOS, MATRIZES, GEOMETRIA PLANA E ANÁLISE GRÁFICA. NESTE ESTUDO DE MODO DESCRITIVO EVIDENCIAMOS A UTILIZAÇÃO DA MATEMÁTICA DESDE A FABRICAÇÃO DAS FIBRAS, SEJAM ELAS, NATURAIS, ARTIFICIAIS OU SINTÉTICAS ATÉ A CONFECÇÃO DAS PEÇAS. NESTE ÂMBITO, COM OS RESULTADOS PROVENIENTES DAS ANÁLISES DOS MATERIAIS, E DIANTE DE ÍNDICES INSATISFATÓRIOS REFERENTES À APRENDIZAGEM E A ASSIDUIDADE DE UM GRUPO DE ESTUDANTE DE UMA ESCOLA ESTADUAL EM SÃO PAULO, ELABORAMOS E APLICAMOS O PROJETO CONSTRUINDO MODELOS, COM RECURSOS DA COORDENADORIA DE ESTUDOS E NORMAS PEDAGÓGICAS. O PROJETO PRIVILEGIOU O CONTEÚDO ESCOLAR NA PRÁTICA E PROPORCIONOU AOS PARTICIPANTES A OPORTUNIDADE DE SEREM OS PROTAGONISTAS NA CONSTRUÇÃO DOS SEUS CONHECIMENTOS, MELHORANDO OS ÍNDICES NOS INDICADORES DE AVALIAÇÃO INTERNOS DA UNIDADE ESCOLAR, CULMINANDO COM A APRESENTAÇÃO DO DESFILE DE MODA. AO AVALIAMOS NOSSA AÇÃO OBSERVAMOS QUE A APRENDIZAGEM POR MEIO DA MODELAGEM TROUXE AOS PARTICIPANTES MOTIVAÇÃO, AUTOESTIMA E AUTONOMIA.