A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E UMA BREVE
REFLEXÃO SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E
COMUNICAÇÃO (TIC) DENTRO DO PROCESSO DE LETRAMENTO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67515 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 748 "inscrito_id" => 5727 "titulo" => """ A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E UMA BREVE\r\n REFLEXÃO SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E\r\n COMUNICAÇÃO (TIC) DENTRO DO PROCESSO DE LETRAMENTO """ "resumo" => "BUSCANDO DISCUTIR SOBRE COMO ? VISTO NOS DIAS ATUAIS O PROCESSO DE LETRAMENTO DENTRO DO ?MBITO ESCOLAR E AS DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZA??O E LETRAMENTO DA L?NGUA PORTUGUESA NO BRASIL E DE QUE MANEIRA O ATO DA LEITURA ? PERCEBIDO COMO UM PROCESSO OBRIGAT?RIO, DIF?CIL, E MUITAS VEZES CANSATIVO SEGUNDO A PERSPECTIVA DA CRIAN?A E DE SEUS RESPONS?VEIS INCORPORADO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. O PRESENTE ARTIGO FAZ USO DE REVIS?O BIBLIOGR?FICA COMO SUPORTE TE?RICO PARA A REFLEX?O E DI?LOGO COM A ATUAL BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BNCC DE 2019 E AS TECNOLOGIAS DE COMUNICA??O E INFORMA??O (TIC), TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL TRAZER UM NOVO OLHAR SOBRE A DISCUSS?O DENTRO DO PROCESSO DA LEITURA NAS SALAS DE AULA DA EDUCA??O B?SICA EM UMA CONCEP??O FACILITADORA, APRESENTANDO ALGUNS CAMINHOS PARA A REALIZA??O DE TAIS PROCESSOS. ESTE ARTIGO APRESENTA ENT?O, A IMPORT?NCIA DO OLHAR DOCENTE E DE ALGUNS PENSADORES SEGUNDO AS DIFERENTES FORMAS E M?TODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE LETRAMENTO E DE SUAS CONSTRU??ES DE SENTINDO E SIGNIFICADOS PARA O SISTEMA DE ESCRITA DA L?NGUA BRASILEIRA, RESSALTANDO AS M?DIAS DIGITAIS COMO INFLU?NCIA FACILITADORA NO PROCESSO DE APROPRIA??O E COMPREENS?O DA L?NGUA NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO DENTRO E FORA DO AMBIENTE ESCOLAR E NA RELA??O ESTUDANTE-PROFESSOR SEGUNDO SEUS DESENVOLVIMENTOS SOCIAIS E PERANTE AS DIVERSAS VIS?ES CULTURAIS E DE MUNDO DE FORMA A INCLUIR A CRIAN?A NO MEIO AO QUAL EST? INSERIDO PELO PROCESSO DE LETRAMENTO E ATRAV?S DAS TECNOLOGIAS DE INFORMA??O E COMUNICA??O E DAS M?DIAS DIGITAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, MÍDIAS DIGITAIS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID5727_25082020225626.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:28" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LISANDRA MARIA RODRIGUES DA SILVA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "LISANDRA RODRIGUES BEZERRA" "autor_email" => "rodrigues.lisandra@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)" "autor_imagem" => "5f6bec673a1b7_23092020_214631.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67515 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 748 "inscrito_id" => 5727 "titulo" => """ A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E UMA BREVE\r\n REFLEXÃO SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E\r\n COMUNICAÇÃO (TIC) DENTRO DO PROCESSO DE LETRAMENTO """ "resumo" => "BUSCANDO DISCUTIR SOBRE COMO ? VISTO NOS DIAS ATUAIS O PROCESSO DE LETRAMENTO DENTRO DO ?MBITO ESCOLAR E AS DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZA??O E LETRAMENTO DA L?NGUA PORTUGUESA NO BRASIL E DE QUE MANEIRA O ATO DA LEITURA ? PERCEBIDO COMO UM PROCESSO OBRIGAT?RIO, DIF?CIL, E MUITAS VEZES CANSATIVO SEGUNDO A PERSPECTIVA DA CRIAN?A E DE SEUS RESPONS?VEIS INCORPORADO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. O PRESENTE ARTIGO FAZ USO DE REVIS?O BIBLIOGR?FICA COMO SUPORTE TE?RICO PARA A REFLEX?O E DI?LOGO COM A ATUAL BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BNCC DE 2019 E AS TECNOLOGIAS DE COMUNICA??O E INFORMA??O (TIC), TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL TRAZER UM NOVO OLHAR SOBRE A DISCUSS?O DENTRO DO PROCESSO DA LEITURA NAS SALAS DE AULA DA EDUCA??O B?SICA EM UMA CONCEP??O FACILITADORA, APRESENTANDO ALGUNS CAMINHOS PARA A REALIZA??O DE TAIS PROCESSOS. ESTE ARTIGO APRESENTA ENT?O, A IMPORT?NCIA DO OLHAR DOCENTE E DE ALGUNS PENSADORES SEGUNDO AS DIFERENTES FORMAS E M?TODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE LETRAMENTO E DE SUAS CONSTRU??ES DE SENTINDO E SIGNIFICADOS PARA O SISTEMA DE ESCRITA DA L?NGUA BRASILEIRA, RESSALTANDO AS M?DIAS DIGITAIS COMO INFLU?NCIA FACILITADORA NO PROCESSO DE APROPRIA??O E COMPREENS?O DA L?NGUA NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO DENTRO E FORA DO AMBIENTE ESCOLAR E NA RELA??O ESTUDANTE-PROFESSOR SEGUNDO SEUS DESENVOLVIMENTOS SOCIAIS E PERANTE AS DIVERSAS VIS?ES CULTURAIS E DE MUNDO DE FORMA A INCLUIR A CRIAN?A NO MEIO AO QUAL EST? INSERIDO PELO PROCESSO DE LETRAMENTO E ATRAV?S DAS TECNOLOGIAS DE INFORMA??O E COMUNICA??O E DAS M?DIAS DIGITAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, MÍDIAS DIGITAIS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID5727_25082020225626.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:28" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LISANDRA MARIA RODRIGUES DA SILVA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "LISANDRA RODRIGUES BEZERRA" "autor_email" => "rodrigues.lisandra@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)" "autor_imagem" => "5f6bec673a1b7_23092020_214631.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }