ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM E A FORMAÇÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS: ANÁLISE DOCUMENTAL
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68540 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2872 "inscrito_id" => 7854 "titulo" => "ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM E A FORMAÇÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS: ANÁLISE DOCUMENTAL" "resumo" => "NA SUA PRÁTICA, ENFERMEIRO LIDARÁ COM VIDA E MORTE. VISTO A GRANDE QUANTIDADE DE PACIENTES COM DIAGNÓSTICOS QUE AMEAÇAM A VIDA, O QUE ELE APRENDE SOBRE MORTE E CUIDADOS PALIATIVOS? QUAL O PREPARO DO ENFERMEIRO RECÉM-FORMADO PARA LIDAR COM A FINITUDE DE SEUS PACIENTES? O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU IDENTIFICAR A OFERTA DE DISCIPLINAS RELACIONADAS À TEMÁTICA DE FINITUDE E CUIDADOS PALIATIVOS NAS GRADES CURRICULARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM OFERTADOS NO BRASIL. FOI REALIZADA PESQUISA DESCRITIVA, EXPLORATÓRIA, DOCUMENTAL, A PARTIR DE BUSCA EM SITES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) NO BRASIL, PÚBLICAS OU PRIVADAS, QUE DISPONIBILIZASSEM A GRADE CURRICULAR. DENTRE AS 30 GRADES CURRICULARES ANALISADAS, 21 FORAM DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS. VERIFICOU-SE QUE 20 CURSOS POSSUEM DURAÇÃO DE 10 SEMESTRES, SEIS CURSOS TOTALIZAM 8 SEMESTRES E QUATRO CURSOS DURAM 9 SEMESTRES. COM RELAÇÃO À OFERTA DE DISCIPLINAS RELACIONADAS AOS CUIDADOS PALIATIVOS E FINITUDE, OBSERVOU-SE QUE 12 OFERECIAM, NO ENTANTO, APENAS 5 GRADES CURRICULARES OFERTAM-NA COMO DISCIPLINA REGULAR, E AS OUTRAS SETE INSTITUIÇÕES OFERTAM COMO DISCIPLINA OPTATIVA. O PRESENTE ESTUDO MOSTROU A ESCASSEZ DA OFERTA DE DISCIPLINAS, PRINCIPALMENTE NA MODALIDADE REGULAR, QUE ABORDEM A TEMÁTICA EM QUESTÃO. TAL DEFICIÊNCIA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PODE GERAR REPERCUSSÕES DIRETAS NO DESPREPARO PARA LIDAR COM A MORTE DE PACIENTES E DE INSTITUIR PRÁTICAS DE CUIDADOS PALIATIVOS. TORNA-SE NECESSÁRIA A REVISÃO DAS DCN DO CURSO DE ENFERMAGEM PARA QUE TAIS DISCIPLINAS SE TORNEM OBRIGATÓRIAS, CONSIDERANDO A MORTE COMO CONDIÇÃO HUMANA E A NECESSIDADE DE PROMOVER QUALIDADE E DIGNIDADE NO PROCESSO DE MORTE E MORRER." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "CUIDADOS PALIATIVOS, ENSINO SUPERIOR, ENFERMAGEM, FINITUDE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA2_ID7854_01102020234644.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA AP ALVES" "autor_nome_curto" => "ALVES ANDREIA" "autor_email" => "andreiatwo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68540 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2872 "inscrito_id" => 7854 "titulo" => "ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM E A FORMAÇÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS: ANÁLISE DOCUMENTAL" "resumo" => "NA SUA PRÁTICA, ENFERMEIRO LIDARÁ COM VIDA E MORTE. VISTO A GRANDE QUANTIDADE DE PACIENTES COM DIAGNÓSTICOS QUE AMEAÇAM A VIDA, O QUE ELE APRENDE SOBRE MORTE E CUIDADOS PALIATIVOS? QUAL O PREPARO DO ENFERMEIRO RECÉM-FORMADO PARA LIDAR COM A FINITUDE DE SEUS PACIENTES? O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU IDENTIFICAR A OFERTA DE DISCIPLINAS RELACIONADAS À TEMÁTICA DE FINITUDE E CUIDADOS PALIATIVOS NAS GRADES CURRICULARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM OFERTADOS NO BRASIL. FOI REALIZADA PESQUISA DESCRITIVA, EXPLORATÓRIA, DOCUMENTAL, A PARTIR DE BUSCA EM SITES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) NO BRASIL, PÚBLICAS OU PRIVADAS, QUE DISPONIBILIZASSEM A GRADE CURRICULAR. DENTRE AS 30 GRADES CURRICULARES ANALISADAS, 21 FORAM DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS. VERIFICOU-SE QUE 20 CURSOS POSSUEM DURAÇÃO DE 10 SEMESTRES, SEIS CURSOS TOTALIZAM 8 SEMESTRES E QUATRO CURSOS DURAM 9 SEMESTRES. COM RELAÇÃO À OFERTA DE DISCIPLINAS RELACIONADAS AOS CUIDADOS PALIATIVOS E FINITUDE, OBSERVOU-SE QUE 12 OFERECIAM, NO ENTANTO, APENAS 5 GRADES CURRICULARES OFERTAM-NA COMO DISCIPLINA REGULAR, E AS OUTRAS SETE INSTITUIÇÕES OFERTAM COMO DISCIPLINA OPTATIVA. O PRESENTE ESTUDO MOSTROU A ESCASSEZ DA OFERTA DE DISCIPLINAS, PRINCIPALMENTE NA MODALIDADE REGULAR, QUE ABORDEM A TEMÁTICA EM QUESTÃO. TAL DEFICIÊNCIA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PODE GERAR REPERCUSSÕES DIRETAS NO DESPREPARO PARA LIDAR COM A MORTE DE PACIENTES E DE INSTITUIR PRÁTICAS DE CUIDADOS PALIATIVOS. TORNA-SE NECESSÁRIA A REVISÃO DAS DCN DO CURSO DE ENFERMAGEM PARA QUE TAIS DISCIPLINAS SE TORNEM OBRIGATÓRIAS, CONSIDERANDO A MORTE COMO CONDIÇÃO HUMANA E A NECESSIDADE DE PROMOVER QUALIDADE E DIGNIDADE NO PROCESSO DE MORTE E MORRER." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "CUIDADOS PALIATIVOS, ENSINO SUPERIOR, ENFERMAGEM, FINITUDE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA2_ID7854_01102020234644.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA AP ALVES" "autor_nome_curto" => "ALVES ANDREIA" "autor_email" => "andreiatwo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }