INCLUIR E ENSINAR: O ESTUDO PRÁTICO DO BIOMONITORAMENTO AMBIENTAL COMO FORMA ESTRATÉGICA DE APREDIZAGEM PARA ALUNOS COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68719 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 909 "inscrito_id" => 5158 "titulo" => "INCLUIR E ENSINAR: O ESTUDO PRÁTICO DO BIOMONITORAMENTO AMBIENTAL COMO FORMA ESTRATÉGICA DE APREDIZAGEM PARA ALUNOS COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "DESDE O PRINCÍPIO DE SUA HISTÓRIA, A HUMANIDADE VEM BUSCANDO FORMAS DE SE DESENVOLVER E SE PERPETUAR NO PLANETA E PARA ISSO VEM BUSCANDO TÉCNICAS QUE LHE AJUDEM NA CONQUISTA PELO ESPAÇO ONDE VIVEMOS. A PARTIR DESSES PROCESSOS É NOTÓRIO A AMPLA DEVASTAÇÃO AMBIENTAL QUE O HOMEM VEM GERANDO AO LONGO DOS SÉCULOS, COMO POLUIÇÃO, DESMATAMENTO E USO EXAGERANDO DE PARTÍCULAS TÓXICAS. POR CONTA DISSO, DURANTE AS RECENTES DÉCADAS, GEÓGRAFOS, COM A AJUDA DE OUTROS PROFISSIONAIS, VEM BUSCANDO ENCONTRAR FORMAS DE TORNAR AS AÇÕES HUMANAS MENOS PREJUDICIAIS PARA O AMBIENTE. NESSE CONTEXTO, TÉCNICAS SIMPLES COMO O MONITORAMENTO AMBIENTAL E O BIOMONITORAMENTO VEM SENDO CONSTANTEMENTE USADOS COMO FERRAMENTAS PARA AUXILIA OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DENTRO E FORA DA SALA DE AULA. A PARTIR DISSO ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO INCENTIVAR A INCLUSÃO E INTERDISCIPLINARIDADE DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA SALA DE AULA, COM A AJUDA DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS, UTILIZANDO RECURSOS DE MONITORAMENTO AMBIENTAL. POSSIBILITANDO UM ENSINO/APRENDIZAGEM DE QUALIDADE, E CONTRIBUINDO DESSA FORMA, PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES PSICOMOTORAS. COMO METODOLOGIA FOI IMPRESCINDÍVEL A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PARA OS CONCEITOS E TÉCNICAS UTILIZADAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO. O MATERIAL FOI CONFECCIONADO DE ACORDO COM EXEMPLOS ESTUDADOS E PROPOSTO PARA CRIANÇAS COM TEA. DEPOIS DA APLICAÇÃO DOS CONCEITOS E DO MATERIAL PREPARADO FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O ENSINO DAS TÉCNICAS DE MONITORAMENTO AMBIENTAL PODE SIM SER PASSADAS PARA CRIANÇAS AUTISTA QUE, APESAR DA FORMA DINÂMICA E ATRATIVA, TRAZ CONHECIMENTO E EVOLUÇÃO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS MESMOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "BIOMONITORAMENTO, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, LÚDICO, INCLUSÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID5158_29082020130301.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYLLENA SONALY LEITE DA HORA FRAGA" "autor_nome_curto" => "MYLLENA FRAGA" "autor_email" => "myllenasonaly130@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68719 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 909 "inscrito_id" => 5158 "titulo" => "INCLUIR E ENSINAR: O ESTUDO PRÁTICO DO BIOMONITORAMENTO AMBIENTAL COMO FORMA ESTRATÉGICA DE APREDIZAGEM PARA ALUNOS COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "DESDE O PRINCÍPIO DE SUA HISTÓRIA, A HUMANIDADE VEM BUSCANDO FORMAS DE SE DESENVOLVER E SE PERPETUAR NO PLANETA E PARA ISSO VEM BUSCANDO TÉCNICAS QUE LHE AJUDEM NA CONQUISTA PELO ESPAÇO ONDE VIVEMOS. A PARTIR DESSES PROCESSOS É NOTÓRIO A AMPLA DEVASTAÇÃO AMBIENTAL QUE O HOMEM VEM GERANDO AO LONGO DOS SÉCULOS, COMO POLUIÇÃO, DESMATAMENTO E USO EXAGERANDO DE PARTÍCULAS TÓXICAS. POR CONTA DISSO, DURANTE AS RECENTES DÉCADAS, GEÓGRAFOS, COM A AJUDA DE OUTROS PROFISSIONAIS, VEM BUSCANDO ENCONTRAR FORMAS DE TORNAR AS AÇÕES HUMANAS MENOS PREJUDICIAIS PARA O AMBIENTE. NESSE CONTEXTO, TÉCNICAS SIMPLES COMO O MONITORAMENTO AMBIENTAL E O BIOMONITORAMENTO VEM SENDO CONSTANTEMENTE USADOS COMO FERRAMENTAS PARA AUXILIA OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DENTRO E FORA DA SALA DE AULA. A PARTIR DISSO ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO INCENTIVAR A INCLUSÃO E INTERDISCIPLINARIDADE DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA SALA DE AULA, COM A AJUDA DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS, UTILIZANDO RECURSOS DE MONITORAMENTO AMBIENTAL. POSSIBILITANDO UM ENSINO/APRENDIZAGEM DE QUALIDADE, E CONTRIBUINDO DESSA FORMA, PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES PSICOMOTORAS. COMO METODOLOGIA FOI IMPRESCINDÍVEL A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PARA OS CONCEITOS E TÉCNICAS UTILIZADAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO. O MATERIAL FOI CONFECCIONADO DE ACORDO COM EXEMPLOS ESTUDADOS E PROPOSTO PARA CRIANÇAS COM TEA. DEPOIS DA APLICAÇÃO DOS CONCEITOS E DO MATERIAL PREPARADO FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O ENSINO DAS TÉCNICAS DE MONITORAMENTO AMBIENTAL PODE SIM SER PASSADAS PARA CRIANÇAS AUTISTA QUE, APESAR DA FORMA DINÂMICA E ATRATIVA, TRAZ CONHECIMENTO E EVOLUÇÃO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS MESMOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "BIOMONITORAMENTO, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, LÚDICO, INCLUSÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID5158_29082020130301.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYLLENA SONALY LEITE DA HORA FRAGA" "autor_nome_curto" => "MYLLENA FRAGA" "autor_email" => "myllenasonaly130@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }