ESSA PESQUISA SURGIU DE DISCUSSÕES APRESENTADAS NA UNIVERSIDADE E SOBRE O TRABALHO COTIDIANO. NELE SERÃO APRESENTAS DISCUSSÕES ACERCA DAS CONCEPÇÕES DE EDUCADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE OS CONCEITOS, ADAPTAÇÃO, ACOLHIMENTO E INSERÇÃO. TEM COMO COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS FALAS DAS EDUCADORAS SOBRE ESSES CONCEITOS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA EXPLORATÓRIA, COM UTILIZAÇÃO DE QUESTIONÁRIO PARA OBTENÇÃO DE DADOS PARA ANÁLISE. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM EDUCADORAS DA REDE MUNICIPAL DE INDAIAL - SC, QUE TRABALHAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. O INÍCIO DA VIDA ESCOLAR DE UMA CRIANÇA É MARCADO POR VÁRIOS PROCESSOS IMPORTANTES PARA SEU DESENVOLVIMENTO, QUE DEMANDAM GRANDE ATENÇÃO POR PARTE DE TODOS OS ENVOLVIDOS, OU SEJA, DESDE A ESCOLA ATÉ A FAMÍLIA. A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL DE ANALISAR AS FALAS DAS PROFESSORAS SOBRE OS CONCEITOS DE ADAPTAÇÃO, INSERÇÃO E ACOLHIMENTO. A BASE TEÓRICA É FUNDAMENTADA EM AUTORES QUE DISCUTEM SOBRE ESSES TERMOS NA EDUCAÇÃO. A PESQUISA DEMOSTROU QUE AS EDUCADORAS PARTICIPANTES DA PESQUISA TÊM ENTENDIMENTOS SOBRE OS TEMAS E QUE UTILIZAM DE MANEIRA COMPLEMENTAR, ALGUMAS DAS PARTICIPANTES ENTENDE QUE ELES SE COMPLETAM, OUTRAS ENTENDEM QUE O ACOLHIMENTO É O MELHOR TERMO PARA SE UTILIZAR NESSE PROCESSO.