A EDUCAÇÃO INFANTIL E OS PROCEDIMENTOS DE ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67586 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 623 "inscrito_id" => 5489 "titulo" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL E OS PROCEDIMENTOS DE ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS" "resumo" => "A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DEVE SER CONTRÁRIA A UMA CONCEPÇÃO DE JULGAMENTOS DE RESULTADOS. CONTUDO O QUE SE EVIDÊNCIA É A DISTORÇÃO DESSA PERSPECTIVA, NO QUE CONCERNE OCORRER CADA VEZ MAIS À ADOÇÃO POR INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL MODELOS DA PRÁTICA AVALIATIVA TRADICIONAL DAS ETAPAS POSTERIORES. PARA TANTO O MODELO CLASSIFICATÓRIO NÃO PODE SE FAZER PRESENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, PRINCIPALMENTE PORQUE A AVALIAÇÃO DEVE ESTAR CONTINUAMENTE A SERVIÇO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA MELHORÁ-LA E, EM CONSEQUÊNCIA, FAVORECER E OTIMIZAR A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO. NESTE CONTEXTO ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER OS PROCEDIMENTOS DE ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARA REALIZARMOS A DISCUSSÃO DA QUESTÃO DE NOSSO ESTUDO, UTILIZAMOS AUTORES COMO HOFFMAN (1997), LUCKESI (1998), SILVA (2014). PARA TANTO NOSSA PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE CACHOEIRINHA-PE. COMO METODOLOGIA FIZEMOS USOS DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS E OBSERVAÇÃO E PARA ANÁLISE DE DADOS UTILIZAMOS A ANÁLISE DE CONTEÚDO BARDIN (1977). OS DADOS LEVANTADOS APONTAM A NECESSIDADE DE QUE HAJA, NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO, UMA MAIOR DISCUSSÃO ACERCA DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS, SE POSSÍVEL CONSTRUINDO-OS COLETIVAMENTE COM OS PROFESSORES. FOI POSSÍVEL PERCEBER A PARTIR DA PESQUISA QUE A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NESSA INSTÂNCIA ESTÁ SE APROXIMANDO MUITO DE INTERESSES MERCADOLÓGICOS, QUANDO ESSA ADOTOU UM TIPO DE AVALIAÇÃO QUE TEM COMO MARCO DEMONSTRAR RESULTADOS E ISSO É UM EQUÍVOCO, EM ESPECIAL SE TRATANDO DE EDUCAÇÃO INFANTIL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, AVALIAÇÃO, AÇÃO DOCENTE, PROCEDIMENTOS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID5489_20082020202346.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA IZABELA LIBERAL DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAELA IZABELA" "autor_email" => "izacat-rafa@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E TURISMO DE OLINDA (FACOTTUR)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67586 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 623 "inscrito_id" => 5489 "titulo" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL E OS PROCEDIMENTOS DE ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS" "resumo" => "A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DEVE SER CONTRÁRIA A UMA CONCEPÇÃO DE JULGAMENTOS DE RESULTADOS. CONTUDO O QUE SE EVIDÊNCIA É A DISTORÇÃO DESSA PERSPECTIVA, NO QUE CONCERNE OCORRER CADA VEZ MAIS À ADOÇÃO POR INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL MODELOS DA PRÁTICA AVALIATIVA TRADICIONAL DAS ETAPAS POSTERIORES. PARA TANTO O MODELO CLASSIFICATÓRIO NÃO PODE SE FAZER PRESENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, PRINCIPALMENTE PORQUE A AVALIAÇÃO DEVE ESTAR CONTINUAMENTE A SERVIÇO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA MELHORÁ-LA E, EM CONSEQUÊNCIA, FAVORECER E OTIMIZAR A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO. NESTE CONTEXTO ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER OS PROCEDIMENTOS DE ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARA REALIZARMOS A DISCUSSÃO DA QUESTÃO DE NOSSO ESTUDO, UTILIZAMOS AUTORES COMO HOFFMAN (1997), LUCKESI (1998), SILVA (2014). PARA TANTO NOSSA PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE CACHOEIRINHA-PE. COMO METODOLOGIA FIZEMOS USOS DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS E OBSERVAÇÃO E PARA ANÁLISE DE DADOS UTILIZAMOS A ANÁLISE DE CONTEÚDO BARDIN (1977). OS DADOS LEVANTADOS APONTAM A NECESSIDADE DE QUE HAJA, NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO, UMA MAIOR DISCUSSÃO ACERCA DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS, SE POSSÍVEL CONSTRUINDO-OS COLETIVAMENTE COM OS PROFESSORES. FOI POSSÍVEL PERCEBER A PARTIR DA PESQUISA QUE A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NESSA INSTÂNCIA ESTÁ SE APROXIMANDO MUITO DE INTERESSES MERCADOLÓGICOS, QUANDO ESSA ADOTOU UM TIPO DE AVALIAÇÃO QUE TEM COMO MARCO DEMONSTRAR RESULTADOS E ISSO É UM EQUÍVOCO, EM ESPECIAL SE TRATANDO DE EDUCAÇÃO INFANTIL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, AVALIAÇÃO, AÇÃO DOCENTE, PROCEDIMENTOS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID5489_20082020202346.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA IZABELA LIBERAL DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAELA IZABELA" "autor_email" => "izacat-rafa@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E TURISMO DE OLINDA (FACOTTUR)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }