LISBÔA, Eliane Tejera. No reino da contação: e a mensagem da historia?. Anais IV ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/676>. Acesso em: 24/11/2024 22:34
Este trabalho abre uma discussão sobre a prática da contação de história em sala de aula e a preocupação dos professores/contadores em passar uma mensagem aos alunos, quando não fazem da hora da contação mais um momento didático, até mesmo de reforço para as disciplinas curriculares. Desconhecem-se, assim, alguns dos princípios essenciais da contação e do que determina seus valores fundamentais, como a constituição de um momento lúdico e de um espaço de fantasia e ruptura com o cotidiano, de que deveria estar excluída qualquer preocupação anterior de se passar uma mensagem. O que procuramos mostrar neste estudo é que este momento lúdico pode e termina por se constituir num momento de aprendizado e de formação de valores, mas para isso depende justamente de uma postura não didática, por parte daquele que conta, e do livre exercício da imaginação dos ouvintes.