A HISTORICIDADE DA DUALIDADE NO ENSINO E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: A ESCOLA UNITÁRIA E A ESCOLA DUAL
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67652 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2011 "inscrito_id" => 5695 "titulo" => "A HISTORICIDADE DA DUALIDADE NO ENSINO E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: A ESCOLA UNITÁRIA E A ESCOLA DUAL" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO VISA DISCUTIR A TEMÁTICA DA HISTÓRICA DUALIDADE NO ENSINO MÉDIO, NO CONTEXTO DA REFORMA PROPOSTA POR MICHEL TEMER. PORTANTO, NOSSA PROBLEMÁTICA SE REMETE A COMPREENDER COMO SE ESTABELECE A DUALIDADE NO ENSINO A PARTIR DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO E DE QUE FORMA A CONJUNTURA POLÍTICA FAVORECE PARA SUA EXECUÇÃO? TENDO COMO OBJETIVO GERAL LEVANTAR ELEMENTOS ACERCA DA DUALIDADE DO ENSINO MÉDIO NO PERÍODO DITATORIAL E ESTUDAR A DUALIDADE READIQUIRIDA ATRAVÉS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO. PARA TANTO, UTILIZAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO DE PESQUISA, A CONSTITUIÇÃO FEDERAL (1998), LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (1996), LEI 13.415 (2017), DORE (2014), GERHARD (2018), LAKATOS (2003) E, POR FIM, SAVIANI (2008). ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA, CONCLUIU-SE QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES E ALUNOS ENTREVISTADOS SÃO CONTRÁRIOS À REFORMA TANTO EM NÍVEL DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO OFERTADA, QUANTO PELA DESVALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. OBSERVOU-SE AINDA, QUE MUITOS ALUNOS E ALGUNS PROFESSORES AINDA NÃO TINHAM CONHECIMENTO DOS TERMOS DA REFORMA, O QUE FACILITA O PROCESSO DE ACEITAÇÃO DAS POLÍTICAS IMPOSTAS, POR MEIO DA AUSÊNCIA DE QUESTIONAMENTOS E DEBATES QUE POSSIBILITEM A CLAREZA E O DISCERNIMENTO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO TECNICISTA., PERÍODO DITATORIAL., REFORMA DO ENSINO MÉDIO., DUALIDADE DO ENSINO., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA21_ID5695_22092020154209.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYLENA RAQUEL DA SILVA ALVES" "autor_nome_curto" => "MYLENA ALVES" "autor_email" => "mylenaarrudapedagoga@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "5f452c2148d8e_25082020_122001.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67652 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2011 "inscrito_id" => 5695 "titulo" => "A HISTORICIDADE DA DUALIDADE NO ENSINO E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: A ESCOLA UNITÁRIA E A ESCOLA DUAL" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO VISA DISCUTIR A TEMÁTICA DA HISTÓRICA DUALIDADE NO ENSINO MÉDIO, NO CONTEXTO DA REFORMA PROPOSTA POR MICHEL TEMER. PORTANTO, NOSSA PROBLEMÁTICA SE REMETE A COMPREENDER COMO SE ESTABELECE A DUALIDADE NO ENSINO A PARTIR DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO E DE QUE FORMA A CONJUNTURA POLÍTICA FAVORECE PARA SUA EXECUÇÃO? TENDO COMO OBJETIVO GERAL LEVANTAR ELEMENTOS ACERCA DA DUALIDADE DO ENSINO MÉDIO NO PERÍODO DITATORIAL E ESTUDAR A DUALIDADE READIQUIRIDA ATRAVÉS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO. PARA TANTO, UTILIZAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO DE PESQUISA, A CONSTITUIÇÃO FEDERAL (1998), LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (1996), LEI 13.415 (2017), DORE (2014), GERHARD (2018), LAKATOS (2003) E, POR FIM, SAVIANI (2008). ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA, CONCLUIU-SE QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES E ALUNOS ENTREVISTADOS SÃO CONTRÁRIOS À REFORMA TANTO EM NÍVEL DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO OFERTADA, QUANTO PELA DESVALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. OBSERVOU-SE AINDA, QUE MUITOS ALUNOS E ALGUNS PROFESSORES AINDA NÃO TINHAM CONHECIMENTO DOS TERMOS DA REFORMA, O QUE FACILITA O PROCESSO DE ACEITAÇÃO DAS POLÍTICAS IMPOSTAS, POR MEIO DA AUSÊNCIA DE QUESTIONAMENTOS E DEBATES QUE POSSIBILITEM A CLAREZA E O DISCERNIMENTO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO TECNICISTA., PERÍODO DITATORIAL., REFORMA DO ENSINO MÉDIO., DUALIDADE DO ENSINO., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA21_ID5695_22092020154209.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYLENA RAQUEL DA SILVA ALVES" "autor_nome_curto" => "MYLENA ALVES" "autor_email" => "mylenaarrudapedagoga@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "5f452c2148d8e_25082020_122001.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }