O SINAL QUE FICA É DE MAIS OU DE MENOS, PROFESSOR? CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O APRENDIZADO DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69144 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2520 "inscrito_id" => 6326 "titulo" => "O SINAL QUE FICA É DE MAIS OU DE MENOS, PROFESSOR? CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O APRENDIZADO DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS" "resumo" => "UM DOS GRANDES DEBATES DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES É COMO OPORTUNIZAR AOS DISCENTES A VIVÊNCIA PRÁTICA PARA ALÉM DOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS. FAZER O ESTUDANTE ESTAR INSERIDO NA ROTINA ESCOLAR É PERMITI-LO NÃO LEVAR APENAS OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS AO CAMPO DA PRÁTICA, MAS DE COMPREENDÊ-LOS, REFORMULÁ-LOS E PRATICÁ-LOS PENSANDO NA REALIDADE QUE SERÁ VIVIDA POR ESTE FUTURO PROFESSOR. DESTA FORMA, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) APROXIMA OS LICENCIANDOS DA ESCOLA, BEM COMO COLABORA COM MELHORIAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. NESTA VERTENTE, OBJETIVAMOS SOCIALIZAR AS EXPERIÊNCIAS DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (ID) DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PIBID, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB, CAMPUS II, SOB O OLHAR DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA RÉGUA MÁGICA – APRENDENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS. PARA O PRESENTE TRABALHO, TIVEMOS COMO ARCABOUÇO TEÓRICO AUTORES COMO: SANTOS E TARCIELLE (2017), SILVEIRA (2017), AMARAL (2019), DENTRE OUTROS. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO SUBPROJETO ACONTECERAM REUNIÕES FORMATIVAS SEMANAIS PARA ANÁLISES, REFLEXÕES, ESTUDOS, ELABORAÇÃO E PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DIFERENCIADAS, CONTEXTUALIZADAS, LÚDICAS E CRÍTICAS ALÉM DAS EXPERIÊNCIAS DOS LICENCIANDOS NOS COLÉGIOS. O RESULTADO DA APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DEMONSTROU BENEFÍCIOS PARA A TURMA, A PARTIR DA SOCIALIZAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS DE FORMA CONSTRUTIVA, LÚDICA E COM PROTAGONISMO DOS ALUNOS NO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE E NA FORMAÇÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS, SOBRETUDO NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES NAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS. PORTANTO, O PIBID OPORTUNIZOU UM MOMENTO ÍMPAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS, BEM COMO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS SUPRACITADOS, TORNANDO-SE UM PROGRAMA IMPORTANTE E ESSENCIAL PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PARA AS ESCOLAS PARTICIPANTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DA MATEMÁTICA, NÚMEROS INTEIROS, FORMAÇÃO DOCENTE, MATERIAL CONCRETO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID6326_01102020160534.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL FLORENCIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL FLORENCIO" "autor_email" => "mat.rflorencio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69144 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2520 "inscrito_id" => 6326 "titulo" => "O SINAL QUE FICA É DE MAIS OU DE MENOS, PROFESSOR? CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O APRENDIZADO DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS" "resumo" => "UM DOS GRANDES DEBATES DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES É COMO OPORTUNIZAR AOS DISCENTES A VIVÊNCIA PRÁTICA PARA ALÉM DOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS. FAZER O ESTUDANTE ESTAR INSERIDO NA ROTINA ESCOLAR É PERMITI-LO NÃO LEVAR APENAS OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS AO CAMPO DA PRÁTICA, MAS DE COMPREENDÊ-LOS, REFORMULÁ-LOS E PRATICÁ-LOS PENSANDO NA REALIDADE QUE SERÁ VIVIDA POR ESTE FUTURO PROFESSOR. DESTA FORMA, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) APROXIMA OS LICENCIANDOS DA ESCOLA, BEM COMO COLABORA COM MELHORIAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. NESTA VERTENTE, OBJETIVAMOS SOCIALIZAR AS EXPERIÊNCIAS DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (ID) DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PIBID, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB, CAMPUS II, SOB O OLHAR DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA RÉGUA MÁGICA – APRENDENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS. PARA O PRESENTE TRABALHO, TIVEMOS COMO ARCABOUÇO TEÓRICO AUTORES COMO: SANTOS E TARCIELLE (2017), SILVEIRA (2017), AMARAL (2019), DENTRE OUTROS. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO SUBPROJETO ACONTECERAM REUNIÕES FORMATIVAS SEMANAIS PARA ANÁLISES, REFLEXÕES, ESTUDOS, ELABORAÇÃO E PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DIFERENCIADAS, CONTEXTUALIZADAS, LÚDICAS E CRÍTICAS ALÉM DAS EXPERIÊNCIAS DOS LICENCIANDOS NOS COLÉGIOS. O RESULTADO DA APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DEMONSTROU BENEFÍCIOS PARA A TURMA, A PARTIR DA SOCIALIZAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS DE FORMA CONSTRUTIVA, LÚDICA E COM PROTAGONISMO DOS ALUNOS NO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE E NA FORMAÇÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS, SOBRETUDO NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES NAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS. PORTANTO, O PIBID OPORTUNIZOU UM MOMENTO ÍMPAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS, BEM COMO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS SUPRACITADOS, TORNANDO-SE UM PROGRAMA IMPORTANTE E ESSENCIAL PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PARA AS ESCOLAS PARTICIPANTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DA MATEMÁTICA, NÚMEROS INTEIROS, FORMAÇÃO DOCENTE, MATERIAL CONCRETO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID6326_01102020160534.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL FLORENCIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL FLORENCIO" "autor_email" => "mat.rflorencio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }